Curitiba - O maratonista Altamiro Rodrigues, idoso de 65 anos, natural de Cascavel, no Paraná, concluiu neste domingo (31), um dos maiores desafios de sua vida: percorrer, a pé, 500 quilômetros entre Cascavel e Curitiba. A jornada, iniciada no dia 9 de agosto, foi marcada por dores, dificuldades e superação, mas terminou com vitória na chegada à capital.

Altamiro, de 65 anos
“Estou muito feliz por todo apoio que recebi”, celebrou o maratonista (Foto: Instagram/ @altamiro.rodrigues.maratonista)

Altamiro, que já havia completado a mesma distância em 2023 ao correr 500 km em 24 dias consecutivos ao redor do Lago Municipal de Cascavel, decidiu se lançar em uma nova meta: fazer o percurso direto até Curitiba, enfrentando diferentes estradas, cidades e obstáculos físicos.

Logo no início, o atleta precisou lidar com um contratempo inesperado: o carro de apoio sofreu uma batida no dia da largada. A situação quase comprometeu a prova, mas Altamiro decidiu não desistir.

“A dificuldade já começou ali, porque eu tive que tomar uma decisão rápida se continuava mesmo sem o carro de apoio ou se desistia. Mas iniciei no dia seguinte e segui em frente”, contou em entrevista ao portal RIC.

Durante a jornada, as dores físicas também se tornaram um desafio. “Na 13ª corrida já estava com a panturrilha inchada, canelite e o joelho doendo bastante. Mas lembrei que essa era a corrida mais importante da minha vida e que não podia ficar pelo meio do caminho”, destacou.

“Lembrei dos amigos, lembrei das pessoas que estavam me apoiando, torcendo, me incentivando, e aí eu tive que trabalhar o quê? A minha parte mental, a minha parte física, para me continuar correndo, mesmo com dor, mesmo sofrendo, cansado, e aos poucos daí eu fui ganhando energia novamente, ganhando força, fé, e graças a Deus deu tudo certo”.

Idoso paranaense corre 500 km até Curitiba: superação e a chegada

Altamiro contou que o apoio de amigos, familiares e patrocinadores foi fundamental para que conseguisse concluir o percurso. O incentivo recebido ao longo da reta final deu forças para atravessar a linha de chegada em Curitiba.

“Foi a realização de um sonho. Trabalhei bastante a parte física e o meu psicológico para esse momento. Graças a Deus deu tudo certo, consegui fechar com chave de ouro. Estou muito feliz por todo apoio que recebi”, celebrou o maratonista.

Mais do que a conquista pessoal, o paranaense de Cascavel reforça que sua missão é inspirar outras pessoas a acreditarem no poder do esporte e da persistência. Agora, após a vitória, ele afirma que quer aproveitar o momento com a família e os amigos, mas não descarta novos desafios no futuro.

“Sensação de um sonho realizado, um sonho que já vinha me preparando para realizar ele e trabalhei bastante a parte física, o meu psicológico, o meu mental e graças a Deus deu tudo certo, consegui realizar com sucesso então é uma realização muito grande, poder fechar com chave de ouro e muito feliz por ter recebido muito incentivo e apoio dos meus amigos e colegas”, concluiu Altamiro.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Eduardo Teixeira

Repórter

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.