Vestir verde, azul, amarelo, Idolatrar elementos da cultura brasileira e ressignificar a bandeira nacional. O “brasil aesthetic” é a nova tendência de moda que reúne esses elementos e viralizou nas redes sociais neste começo de agosto. A hashtag no TikTok, que faz alusão a estética, já soma 26,4 milhões de visualizações.

No mundo da moda, celebridades publicaram fotos vestindo roupas com as cores da bandeira do Brasil, e até mesmo a camisa da seleção brasileira de futebol. Estão entre as famosas: Malu Borges, Malu Camargo, Júlia Dantas, e marcas como Misci e Piña.

Em vídeo publicado no TikTok, a publicitária de moda e pesquisadora de tendências, Júlia Lyz, de 21 anos, fez um alerta para seus seguidores sobre a nova tendência. Em seis dias, a publicação já soma mais de meio milhão de visualizações. Júlia afirma que o brasil aesthetic irá “bombar”.

De acordo com a publicitária, “estética” é um conjunto de imagens, que juntas formam uma coisa só. Neste caso, além dos símbolos brasileiros, elementos da periferia também compõem a tendência. Apesar de estar fazendo sucesso entre as blogueiras de moda mais famosas, o brasil aesthetic “nasceu na periferia”, afirma Júlia.

“O Brasil Aesthetic vem pra ressignificar e tirar o símbolo de questões políticas”

conta a publicitária

Ela conta que a Copa do Mundo é um fator que contribui para a popularização desses elementos na moda. Além disso, o ano eleitoral é outro incentivador.

“O fato de 2022 ser ano eleitoral é um incentivo para a popularização desses elementos. Além disso, a Copa do Mundo também contribui para a tendência”

explica Júlia Lyz

Veja algumas publicações de famosas usando a estética brasileira: