Prática criada no século 19, o casamento por conveniência está em alta entre os jovens da Geração Z, desta vez repaginado. Chamada de ‘casamento lavanda’, ou ‘lavander marriage’, a união – que não é motivada, necessariamente, por amor – tem ganhado popularidade para driblar a crise econômica, e virou febre entre os nascidos entre 1995 e 2010.

Nas redes sociais, o assunto entrou em foco e ganhou adeptos, que estão vendo na formalidade do casamento uma alternativa para dividir as despesas.
O casamento lavanda é baseado no companheirismo, na amizade e nos benefícios que podem ser gerados para o casal. Entre eles estão a divisão das contas, de aluguel, inclusão em planos de saúde e outras vantagens do matrimônio. A prioridade é a garantia da estabilidade econômica, além de status social.
O casamento lavanda muitas vezes é baseado em acordos como não contemplar o romance. Além disso, ficam de fora as relações sexuais, e também o planejamento de ter filhos.
Febre nas redes sociais #lavandermarriage
Nas redes sociais, em especial no TikTok, vários jovens abordam a questão e apontam os benefícios de ter um casamento por conveniência. Para isso, eles usam a hastag #lavandermarriage.
“Ei, garota, estou aceitando pedidos de casamento lavanda. Eu não estou brincando, esta é uma investigação séria, ok? Eu posso ser o seu marido, eu posso ser sua esposa, eu posso ser seu cachorro, o que você quiser que eu seja. Tudo o que você precisa fazer é casar comigo para que eu possa pagar uma hipoteca, serviços públicos e impostos […]. Tudo o que eu peço é que, quando o pagamento mensal chegar, você apareça com a sua metade”, postou um jovem.
Outras pessoas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, onde a crise imobiliária é uma realidade ainda mais presente, destacam a necessidade do casamento para pagar aluguel ou comprar uma casa.
Entretanto, nas redes, psicólogas também analisam a prática que está caindo no gosto dos jovens da Gen Z e questionam sobre os possíveis embates emocionais que podem se derivar da falta de intimidade afetiva neste tipo de relação matrimonial.
Casamento lavanda é prática secular
Criado em meados do século 19 à princípio, o casamento lavanda visa garantir estabilidade econômica e proteção social, e já foi, inclusive, utilizado por celebridades mundo afora. Em tempos passados, famosos optavam pelo casamento lavanda para esconder sua orientação sexual e manter uma “fachada” de heterossexuais.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui