Brasil - O sacerdote conhecido como Mestre Jonan vem ganhando fama nas redes sociais nos últimos dias. Fundador da autodenominada primeira Igreja Luciferiana do Brasil, o quimbandeiro compartilha a rotina religiosa com os seguidores, envolvendo rituais e cultos.

A Igreja está localizada de forma estratégica na Via Dutra, em Itatiaia (RJ), que é visitada por quem vai a São Paulo ou ao Rio de Janeiro. Segundo o fundador, o local da estrutura rubro-negra foi uma escolha espiritual, sendo uma “ordem da própria espiritualidade”.
O prédio com paredes vermelhas e pretas tem um crucifixo invertido acima da porta, com figuras de Lúcifer, Exú e Pombagira foi inaugurado no dia 6 de março de 2024, atraindo muitas pessoas para conhecer a religião.
Quem é o Mestre Jonan?
Casado e pai de duas filhas, Mestre Jonan tem 30 anos e é natural de Volta Redonda (RJ). Com passagem pelo exército e praticante de karatê, ele conta em entrevista ao Diário do Vale que é espíritia e que não pratica o mal, mas prega conceitos como a justiça e a evolução pessoal. Filho de mãe quimbandeira e pai umbandista, Jonan conta que a família também é ligada com magia.

Segundo ele, a Igreja Luciferiana tem como missão falar sobre o propósito da criação de Deus. Ele compara os quimbandeiros aos policiais, com ambos trabalhando em fazer justiça.
“A espiritualidade sempre colocou como objetivo na minha vida sempre ter a melhor postura independentemente da religiosidade do próximo. Eu tenho que ser uma pessoa boa”, disse.
Fenômeno das redes sociais
No TikTok, Mestre Jonan já tem 1,2 milhão de seguidores, tendo um crescimento meteórico nos últimos dias. Os vídeos publicados por ele alcançam milhões de pessoas e geram debate entre internautas.
Além disso, Mestre Jonan tem 395 mil seguidores no Instagram, deixando o próprio contato à disposição para quem estiver interessado em participar da igreja, tenha alguma dúvida ou queira adquirir algum dos produtos vendidos, como perfumes e talismãs.
Apesar das tradições incomuns, Jonan atrai o interesse de pessoas de todas as religiões, mantendo inclusive amizades com “vários pastores”, como ele mesmo diz.
Como é a relação com a população local?
Segundo o sacerdote, alguns moradores já o conheciam antes da inauguração da Igreja e não tiveram problemas. Entretanto, as outras Igrejas locais e bairros um pouco mais distantes em Itatiaia chegaram a acusar os Luciferianos de sequestrar crianças da região.
Veja vídeos da Igreja Luciferiana
*Com supervisão de Jonathas Bertaze.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui