Ferramenta de manutenção dos níveis elevados de energia durante a atividade física, o popularizado pré-treino une gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Auxiliando e dando suporte para quem opta por treinos intensificados. Além da energia gerada, ele eleva o foco mental, a circulação sanguínea e a redução da fadiga; veja qual o melhor pré-treino.

Mulher bebendo pré-treino.
Suplementos são popularizados e podem ter funcionalidade diferente. (Foto: reprodução/Freepik)

Diferenciado por categorias, o também conhecido como suplemento precisa ser escolhido atentamente, tendo em vista as suas diversificadas funções. Com objetivos específicos, o pré-treino pode ser à base de cafeína, com creatina e termogênicos, mas sempre acompanhado de uma dieta e treinos equilibrados.

Com a disseminação do conceito fitness nas redes sociais ao redor do mundo, é preciso lembrar que atletas novatos ou esportistas sem alto rendimento necessitam de cautela e acompanhamento médico antes de saber qual o melhor pré-treino. Os suplementos também são diferenciados pelos formatos, sendo eles naturais, em pó, em cápsulas, em tabletes ou líquidos.

Categorias do pré-treino

As categorias dos pré-treinos podem variar de acordo com o perfil de cada usuário, assim como pelas suas expectativas. Veja abaixo as categorias de pré-treino:

À base de cafeína

Contribuem para a concentração e o desempenho, já que através da propriedade da cafeína aumenta-se o estado de alerta e reduz a percepção de esforço do atleta. Ideal para quem deseja aumentar a resistência do usuário e desempenho nos exercícios.

Com creatina

Opção reúne propriedades que influenciam na força muscular e na capacidade de realizar exercícios de alta intensidade e baixa duração. Além desse estilo de pré-treino melhorar a capacidade cognitiva e física, ele influencia na criação de massa muscular e a fortalecer a saúde, regulando os níveis de glicose.

Termogênicos

Pré-treino com termogênico, soma propriedades que elevam a temperatura do sistema para promover a queima de gordura e aumentar a energia durante o treino. Sendo utilizado para acelerar o metabolismo e em processos de emagrecimento. Esse estilo de suplemento também pode agir no sistema cardiovascular, nervoso e central.

Afinal, qual o melhor pré-treino?

A resposta é variável, visto que cada organismo tem uma necessidade específica. Com base nas categorias e efeitos é possível trilhar os objetivos que cada atleta reúne. Mas caso você esteja começando ou querendo adaptar um pré-treino para uma fase de treinos, a nutricionista do Estadão forneceu algumas indicações entre R$ 70 e R$ 170.

Pré-treino para iniciantes

  • Heat UP – 20 Cápsulas de 7g Romã com Especiarias e Pimentas
  • Brainstorm Coffee Essential Nutrition 186g Café Com Especiarias
  • Supercoffee Chocolate – (380g) – Caffeine Army

Intermediários

  • Creatina Monohidratada Nutrify 100% Creatina – Dose 300g
  • Termoplus 240g Vitafor Termogenico + Cafeína + Zinco + Cromo Sabor Frutas Vermelhas Com Gengibre E Chá Verde
  • 3x Focus 60 Caps – Gamer Power Brain Up Nootrópico Cerebral

Avançados

  • V Fort Ultra 240g – Vitafor Sabor Limão
  • Pre Workout Dux Nutrition Mango Twist 300 Gr
  • Suplemento Em Pó Pre Treino Pre Workout 300g Sabor Maça Verde Ftw – Diabo Verde

Como o efeito de cada tipo de medicamento pode alterar a forma que o organismo reage e, ainda, tem efeitos diversos em cada paciente, é altamente recomendável a procura por profissionais de saúde, nutrição e educação física antes de iniciar qualquer treino com o uso de suplementos.

*Com supervisão de Erick Mota
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.