Ricardo Barros concedeu entrevista exclusiva a Denian Couto. (Foto: RICTV Record)

O ex-prefeito de Maringá diz que seu primeiro grande desafio é o combate ao mosquito Aedes aegypti

Escolhido como novo ministro da Saúde no governo de Michel Temer, Ricardo Barros diz, em entrevista exclusiva ao comentarista Denian Couto, da RICTV Record, que vai privilegiar o Paraná.

Como primeiro grande desafio de sua gestão, ele aponta o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. “A saúde é um grande desafio. Ela não é um elemento controlável, diferente de outras áreas em que não existem surpresas”, declara.

Barros afirma que pretende colocar em funcionamento um sistema integrado de informação, que contenha tudo o que é gasto nos municípios brasileiros. Para que isso aconteça de forma eficaz, ele pretende manter diálogo constante com médicos, servidores da saúde e entidades médicas. “O SUS sofre pela falta de recursos, mas não podemos aumentar os recursos agora. Temos que otimizar o que temos”.

Outros desafios apontados pelo novo ministro são a distribuição de vacinas e o programa Mais Médicos, no qual, de acordo com ele, serão valorizados os profissionais brasileiros.

Barros foi eleito deputado federal cinco vezes. Ele foi prefeito de Maringá e secretário da Indústria e Comércio do Estado do Paraná. 

Confira entrevista: