Curitiba - O Eco Medical Center, em parceria com a Eco Fonoaudiologia – Humanare, oferece na próxima quarta-feira (12), uma ação de saúde com audiometria gratuita ao público, em Curitiba. Chamado “Sons da Vida – Novembro da Audição”, o evento vai ofertar exames de triagem inicial que verifica se a pessoa tem alguma perda auditiva. Adultos e crianças a partir dos 3 anos podem fazer o exame.

“Assim como fazemos exames de sangue ou mamografias anualmente, a audiometria também deveria fazer parte da rotina de cuidados periódicos, para detecção precoce de perda auditiva. Cerca de 20% da população sofre com algum tipo de problema auditivo, mas apenas 1% busca tratamento. Precisamos conscientizar e reverter essa realidade”, destaca Renato Mautone, sócio-diretor da Humanare.
Audiometria gratuita em Curitiba: exames abertos ao público
O principal exame realizado será a audiometria tonal, considerado o padrão-ouro da fonoaudiologia para detectar se há alguma perda auditiva. Segundo a fonoaudióloga Mayara Custodio do Nascimento Mautone, da Humanare, o exame avalia a capacidade auditiva do paciente, medindo os limiares da audição para diferentes frequências de som.
“Ele identifica ainda se a perda auditiva é em um ou ambos ouvidos (lateralidade), qual o seu grau (leve, moderado, severo ou profundo) e também o tipo, que pode ser condutiva (problema no sistema auditivo externo/médio, como cera ou otite), neurossensorial (problema no ouvido interno/nervo, como o envelhecimento) ou mista.
Caso o exame indique alguma alteração, o paciente será encaminhado para uma conversa gratuita com um especialista na clínica Humanare, no andar térreo do Eco Medical Center, onde poderá realizar novos exames complementares, como audiometria vocal e impedanciometria, além de receber orientações sobre quais os próximos caminhos a seguir, se o paciente precisa de novos exames ou qual é o tratamento indicado.
Públicos expostos a ruídos
Mayara reforça que todas as pessoas devem realizar exames auditivos anualmente, mesmo sem sentir sintomas. No entanto, pessoas que lidam com ruídos devem aumentar essa frequência de exames.
“Trabalhadores expostos a ruído, músicos, professores, crianças com infecções de ouvido e idosos precisam de atenção redobrada. A perda auditiva pode se instalar aos poucos. E como o cérebro se adapta à perda auditiva, o que chamamos de neuroplasticidade, isso dificulta que a gente perceba o problema com o tempo”, explica.
Além das perdas auditivas, a fonoaudiologia também atua em tratamentos de zumbido, queixa comum no consultório; dificuldades escolares ligadas ao processamento auditivo central; estudantes que desejam aprender com maior facilidade; terapias de reabilitação de voz por causa de nódulos, pólipos e fendas; reabilitação com aparelhos auditivos, entre outros casos comuns recebidos no consultório.
Serviço
- O que: Ação pela saúde “Sons da Vida – Novembro da Audição”
- Data: 12 de novembro (terça-feira)
- Horário: das 9h às 18h
- Local: Saguão do Eco Medical Center (Rua Goiás, 0 – Água Verde, Curitiba)
- Ação aberta ao público para adultos e crianças a partir dos 3 anos
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!