Os Centros de Atenção Psicossocial de Curitiba (Caps) Álcool e Drogas, localizados nos bairros Portão e Cajuru vão atender 24 horas por dia, todos os dias da semana. O novo horário de funcionamento entrou em vigor neste sábado (6).
Os dois CAPs são as primeiras unidades de atendimento a adultos usuários de álcool e drogas a funcionar em período integral. O Caps Centro Vida, no Portão, que já funcionava em tempo integral é voltado ao atendimento a crianças e adolescentes.
“Melhorar a estrutura para poder ampliar os horários de atendimento é permitir principalmente para a população mais vulnerável ter um ponto de referência, um ponto de apoio e atendimento a qualquer hora do dia e da noite”, afirma o prefeito Gustavo Fruet.
Ao todo, serão 21 vagas para acolhimento noturno no serviço de saúde mental, sendo 12 no Caps AD III Cajuru e nove no Caps AD III Portão. Cada um destes serviços registra uma média mensal de 200 atendimentos. Além da infraestrutura, a equipe de assistência à saúde também ganhará reforço, com a contratação de mais enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Transtorno mental
Ainda neste semestre, será aberto um novo serviço que funcionará 24 horas, sete dias por semana, no bairro Boqueirão, destinado ao atendimento de pacientes com transtorno mental. O Caps contará com 11 vagas para acolhimento noturno e capacidade para atender até 420 usuários por mês.
Os Caps Bigorrilho e Boa Vista também passarão a funcionar em período integral para atender usuários de transtorno mental, cada um com dez vagas para acolhimento noturno.