Pertencente ao grupo de 65 anos do cronograma da vacinação contra a covid-19, o prefeito Rafael Greca recebeu a primeira dose do imunizante na manhã neste sábado (17/4), no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui. Também reafirmou que a Prefeitura está pronta para receber mais doses e atua em várias frentes para vacinar toda a população. 

“Se nos derem a vacina, imunizamos todo mundo. Temos capacidade de vacinar  mais de 15 mil pessoas por dia. Ontem (17), vacinamos 15.277 curitibanos. Estou profundamente feliz com a dose desse frasco de esperança que foi aplicado em mim, mas também ansioso de cumprir meu dever de imunizar a cidade inteira”.

declarou o prefeito. 

Atualmente o município precisa aguardar os novos lotes de vacina encaminhados pelo Ministério da Saúde. O prefeito disse contar com o compromisso do Governo Federal em enviar as remessas prometidas e que o município segue buscando alternativas para assegurar a imunização contra a covid-19 aos curitibanos. 

Entre elas, estão os protocolos de intenção de compra de vacinas já assinados, como o com a rede de prefeitos e governadores para a compra das doses. “Temos os recursos e estamos fazendo tudo o que é possível”, reforçou.

Somente para completar o atual grupo prioritário, dos idosos acima de 60 anos em Curitiba, ainda são necessárias 98 mil doses. Greca lembrou também a necessidade de imunizar forças de segurança e professores. 

Prefeito imunizado

Nascido em 17 de março de 1956, Greca chegou ao Pavilhão da Cura do Parque Barigui por volta da 11h, seguindo o cronograma definido pelo município, que programou a vacinação para os curitibanos com 65 anos completos e nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho para o período da manhã.

Recebido pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, o prefeito preencheu o termo de vacinação, passou pela recepção e aguardou com os demais curitibanos ser chamado no painel eletrônico. Ao seguir para a sala de vacinação, cumprimentou e agradeceu aos profissionais de saúde. 

(Foto: Thais Camargo/ RIC Record TV)

“Eu, que fiquei perto dos laços da morte porque tive covid, quero agradecer a equipe valorosa do SUS curitibano e todos que geraram este imunizante em menos de um ano e tornam possível essa emoção que estou sentindo, a emoção de um brasileiro imunizado”.

disse o prefeito.

Dose de esperança

A técnica em enfermagem Angela Cristina Machado foi quem aplicou a vacina no prefeito de Curitiba. Ele recebeu uma dose da Coronavac, do Instituto Butantan. Além das orientações para a próxima dose, ela repetiu ao chefe do executivo municipal a frase “Que possa ter esperança”, que fala a todos que imuniza. 

“Foi uma honra vaciná-lo. Ver a alegria não só dele, mas de cada curitibano vacinado é um privilégio. Em um momento de tristeza, trazemos uma dose de esperança”.

disse Ângela. 

Daniela Borsuk

Editora-chefe

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.