Comer e dormir bem são duas coisas essenciais para ter uma boa qualidade de vida. Mas você sabia que existem alimentos que auxiliam na melhora do sono? A alimentação tem papel fundamental no processo de relaxamento e na produção de hormônios relacionados ao sono, como a melatonina e a serotonina.

Dessa forma, alguns alimentos possuem compostos naturais que favorecem o descanso, ajudam a reduzir o estresse e melhoram o ciclo do sono.
Como a alimentação influencia no sono?
Conforme explica o médico psiquiatra Marco Abud, a alimentação é capaz de influenciar na qualidade de sono de três formas.

- Direta: os alimentos podem ter neles mesmos substâncias que promovem ou inibem o sono. Um exemplo muito comum é a cafeína que aumenta a dopamina e a noradrenalina e tira o sono. Entretanto, alimentos ricos em melatonina, triptofano e gaba auxiliam para ter uma boa noite.
- Indireta: os alimentos podem causar alterações em outros hormônios do corpo que podem aumentar ou diminuir o estado de alerta ou sonolência. Como por exemplo, os carboidratos.
- Inflamatória: a inflamação tem sido muito estudada como uma das causas dos grandes quadros de saúde mental principalmente da depressão e insônia. Dessa forma, alimentos inflamatórios tendem a piorar o sono.
“Evitar alimentos com carboidratos ou doces a partir das 18h seria uma boa ideia. Se for comer um carboidrato que seja integral ou misturar com uma proteína”, explica o psiquiatra.

Ilha de Calma: o melhor recanto para um sono profundo; especialista explica
Alimentos que ajudam a dormir com um bebê
Banana
A banana é rica em magnésio, potássio e triptofano, um aminoácido essencial que auxilia na produção de serotonina e melatonina — hormônios responsáveis pela regulação do sono. Consumir uma banana à noite pode ajudar a relaxar o corpo.
Kiwi
O kiwi é rico em antioxidantes e serotonina. Estudos apontam que o consumo regular da fruta pode melhorar a duração e a eficiência do sono.
Nozes e castanhas
Essas oleaginosas são fontes de magnésio, selênio e gorduras boas, que ajudam na regulação do sistema nervoso. A noz em especial contém melatonina natural.
Alface
A alface, especialmente seu talo, possui uma substância chamada lactucina, que tem efeito levemente sedativo. Saladas com alface no jantar podem ajudar no relaxamento.
Peixes gordos
Arenque, atum, bacalhau, cavala, sardinha e salmão são excelentes aliados para quem busca uma noite de sono tranquila. Eles são ricos em ômega-3 e vitamina D, dois nutrientes que atuam diretamente na regulação dos hormônios do sono, como a melatonina e a serotonina.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!