Após a morte da fisiculturista Lorena Blanco por infarto, diversos internautas começaram a discutir sobre o perigo da rotina intensa de treinos para a saúde do coração. A atleta faleceu em casa, na Espanha, no último sábado (26).

Lorena Blanco
Não se sabe o que causou o infarto que matou Lorena Blanco (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Por mais que não haja confirmação de que a atleta utilizava o uso de anabolizantes, apelidados de “bomba”, foi divulgado que ela morreu enquanto se preparava para a competição Ms. Olympia, categoria feminina da maior competição de fisiculturismo do mundo. Conforme especialistas do meio, é extremamente comum que participantes usem esteroides para competir na categoria.

De acordo com o médico Filipe Bazoti, o uso indiscriminado de anabolizantes sem o devido acompanhamento especializado pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares graves. Por conta do impacto do medicamento no perfil lipídico do corpo humano, aumento triglicerídios e diminuindo o HDL, o uso de “bombas” pode aumentar o depósito de gordura nos vasos sanguíneos.

Além disso, o uso de anabolizantes também pode causar o aumento do próprio coração. Segundo o doutor, esse crescimento pode gerar insuficiência cardíaca, arritmias e, em quadros extremos, trombose e infarto.

Como é a rotina de treinos de um fisiculturista como Lorena Blanco?

Entretanto, há outros fatores que possam ter causado o infarto de Lorena Blanco. Mesmo sem o uso de anabolizantes, a rotina intensa de treinos de um atleta em preparação para uma grande competição, como o Ms. ou Mr. Olympia, o doutor Filipe Bazoti alerta para a falta de moderação nos ambientes competitivos.

“Tudo, até mesmo esportes e cuidado com o corpo, deve ser feito com moderação”, afirmou.

No caso de atletas de alta performance, como o caso de Lorena Blanco, os fisiculturistas passam por rotina intensa de treino e dieta rígida. De acordo com o personal trainer Enzo Bernardo, os profissionais tendem a viver em prol das competições.

dr. Filipe Bazoti e Enzo Bernardo
O médico Filipe Bazoti e o profissional de educação física Enzo Bernardo explicaram detalhes sobre como seria a rotina de Lorena Blanco (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A princípio, atletas do ramo do fisiculturismo costumam a treinar cerca de duas horas diariamente, sempre no mesmo horário. Além disso, os profissionais mantêm dietas rígidas, com média de seis a sete refeições por dia.

Entretanto, a rotina dos atletas de fisiculturismo muda drasticamente durante a preparação para o campeonato. Conforme Enzo Bernardo, os fisiculturistas costumam a praticar o bulking quando estão fora do período de preparação, que consiste no consumo de calorias a mais do que são gastas. Dessa forma, a massa muscular é adquirida de forma mais fácil. Já durante a preparação para campeonatos, que era a fase pela qual Lorena Blanco passava, os profissionais passam pelo cutting, que busca o déficit calórico para “esculpir” o corpo.

Contudo, a preparação desses atletas não é feita só na academia. Além do profissional de educação física, que acompanha os treinos, os fisiculturistas também têm o apoio de fisioterapeutas, nutricionistas, médicos do esporte e endocrinologistas, para analisar a parte hormonal do treinamento.

Como funciona o uso de anabolizantes no fisiculturismo?

Mesmo que não seja incentivado, o uso de anabolizantes entre participantes de fisiculturismo é comum, especialmente em grandes competições como Mr. e Ms. Olympia. De acordo com Enzo Bernardo, não há análises anti doping durante o torneio, e atletas que não usam dos esteroides acabam performando de forma pior que os demais competidores.

Fisiculturista Lorena Blanco
Lorena Blanco Pita acumula títulos durante o período em que esteve no fisiculturismo (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Na alta performance, a saúde é desconsiderada. Isso não vale só para o fisiculturismo, mas para qualquer esporte”, explicou.

Segundo o médico Filipe Bazoti, o uso de anabolizantes e esteroides pode ser feito de maneira saudável, desde que com acompanhamento médico e em doses adequadas. Em caso contrário, pode haver consequências graves para a saúde.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.