Campanha de vacinação contra a dengue termina no próximo sábado (24) (Foto: Divulgação/Sesa-PR)

Segundo o Governo do Paraná, 159 mil pessoas foram imunizadas no estado até essa segunda-feira (19). A campanha termina no próximo sábado (24)

Apenas 31,8% do público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue recebeu a primeira dose da vacina no Paraná até a tarde desta segunda-feira (19). Segundo o Governo do Paraná, 159 mil pessoas foram imunizadas no estado. A estimativa do governo era imunizar mais de 550 mil pessoas durante a campanha, que termina no próximo sábado (24).

A vacina é disponibilizada gratuitamente em mais de 160 unidades de saúde dos 30 municípios selecionados. A Dengvaxia também está disponível em algumas escolas, universidades, indústria, empresas e demais locais do estado. O objetivo da medida, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR), é facilitar o acesso da população à imunização.

A Dengvaxia passou por mais de 20 anos de estudos, conforme o coordenador estadual de imunização, João Luis Crivellaro. “Ela tem uma eficácia comprovada de 66% e protege contra os quatro sorotipos da dengue. Nesses 37 dias de campanha não tivemos nenhum relato de efeito adverso moderado ou grave. A vacina só traz benefícios para a saúde”, afirmou.

Público-alvo
Nos municípios de Paranaguá e Assaí, têm direito à vacina moradores com idade entre nove e 44 anos, 11 meses e 29 dias. Já nas outras 28 cidades do estado – que incluem Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina – a vacinação abrange a faixa etária entre 15 e 27 anos, 11 meses e 29 dias.

Quem faz parte de grupo prioritário deve comparecer à unidade de saúde mais próxima, portando documento de identificação e comprovante de residência. Segundo estimativa do governo estadual, pelo menos 341 mil paranaenses ainda não foram vacinados.