O comércio de Cianorte, no noroeste do Paraná, continua funcionando normalmente na manhã desta quarta-feira (1), com todas as atividades em abertas.
O prefeito do município, Claudemir Bongiorno, já havia anunciado na terça-feira (30), após a publicação do decreto estadual que estabelece regras mais rígidas de combate à pandemia de Covid-19, que não iria acatar imediatamente as diretrizes propostas pelo governo paranaense.
Em nota, a Prefeitura de Cianorte informou que continuam valendo as disposições do decreto municipal de número 126/2020 e que pretende avaliar durante o dia sua adesão ou não ao decreto.
“Em virtude do horário de publicação, o decreto estadual 4.942/2020 ainda será analisado pelas autoridades municipais e, caso sejam adotadas novas medidas administrativas para o enfrentamento da pandemia provocada pelo coronavírus, a população será informada pelos meios oficiais do município”, disse o prefeito.
Coronavírus em Cianorte
A região de Cianorte é uma das sete regiões do estado que foram incluídas no decreto, que levou em conta também o número de mortes por 100 mil habitantes e a ocupação dos leitos de UTI.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde Municipal, desta terça-feira (30), até o momento foram registrados 456 casos confirmados de Covid-19 e 4 óbitos de moradores do município em decorrência da doença. Além disso, outras 317 pessoas permanecem em isolamento a espera do resultado de exames que irão apontar ou não a infecção pelo novo coronavírus.

Leitos para Covid-19
Segundo 13ª Regional de Saúde, que atende Cianorte e região, dos seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI’s) destinados para pacientes com Covid-19, quatro já estão ocupados. A situação dos leitos de enfermaria também não é diferente, das 13 vagas existentes, restam apenas três sem ocupação.
É importante lembrar que a internação de pacientes infectados pelo novo coronavírus é longa e dura em média cerca de 15 dias, ou seja, um leito consegue atender aproximadamente duas pessoas por mês.