Nesta terça-feira (7), em coletiva de imprensa, o secretário municipal Felippe Machado, junto da secretária do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, afirmou que todos os funcionários e idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILIPS) municipais e particulares serão testados.

De acordo com o secretário, os testes já foram realizados nos asilos conveniados com o Município em maio, mas serão repetidos novamente. No total serão testados 600 internos e 418 profissionais de saúde de 19 instituições particulares e três que são conveniadas a Prefeitura.

“Os exames serão coletados a partir de sexta-feira. Vamos começar pelas instituições particulares, onde os exames ainda não foram feitos e, depois, repetiremos nas conveniadas”, comentou Felippe.

Essa decisão foi adotada após um surto de Covid-19 em um asilo, com oito mortes. Assim, o Ministério Público (MP-PR) pediu para que o Município aplicasse mais testes e proibisse a internação de mais idosos no asilo até que a situação se regularize.

Atualmente, Londrina conta com 21 instituições de longa permanência para idosos.

As visitas estão suspensas para evitar a disseminação da Covid-19.