O Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, anunciou que está com o atendimento no pronto atendimento adulto restrito e que vai priorizar pacientes com quadros clínicos graves. Isto porque a casa hospitalar vem operando em capacidade máxima.
“Trata-se de uma medida emergencial, parte do plano de contingência do HNSG – que visa otimizar todos os recursos existentes aos pacientes mais graves, por atingirmos nossa capacidade máxima de atendimento, devido à pandemia de Covid-19”, diz a nota do hospital.
Os números do boletim Covid em Curitiba tem apresentado leves aumentos nos últimos dias, tanto nas taxas de internações em UTI e enfermaria, quando em casos ativos. O relatório da regulação do Serviço de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, atualizado às 11h desta quarta-feira (18), mostra que três hospitais de Curitiba estão com enfermarias lotadas: Hospital da Cruz Vermelha, Hospital São Vicente Centro e Instituto Madalena Sofia.
Apesar disto, de forma geral, o total de enfermarias da regional leste – o que inclui Curitiba – estão com 49% de ocupação. E as UTIs estão com 67% de ocupação. No Paraná, a ocupação de enfermarias está em 41% e as UTIs em 58%.
Correção
O Hospital Nossa Senhora das Graças procurou o RIC Mais nesta quinta-feira (19), para esclarecer que o pronto atendimento não está fechado (como dissemos no título da reportagem ontem: “Lotado com casos de Covid, Hospital de Curitiba fecha pronto atendimento”) e que o hospital não está lotado, situação que é diferente de “atingir a capacidade máxima”.
Segue na íntegra o esclarecimento do hospital:
“O Hospital Nossa Senhora das Graças, por meio de sua Assessoria de Imprensa, informa que:
Diferente do que foi noticiado por alguns veículos de comunicação, o pronto-atendimento do HNSG não fechou nesta quarta-feira (18/08/2021) e o Hospital não está lotado com casos de COVID. Desde o início da pandemia, o pronto-atendimento do HNSG está funcionando de forma ininterrupta apenas com restrição de atendimento quando o Hospital atinge a sua capacidade máxima.
Desde julho desse ano, o pronto-atendimento adulto está com restrição de atendimento, priorizando os atendimentos de pacientes com os quadros clínicos mais graves. Isso devido ao plano de contingência da instituição aplicado quando o hospital atinge a sua capacidade máxima, que não se refere a apenas casos COVID-19. Para atendimento de pacientes COVID-19 no HNSG, há uma unidade exclusiva, independente dos demais leitos destinados para as demais clinicas médicas.
Nos últimos meses, o HNSG tem vivenciado a oscilação de casos de COVID-19, paralela a demanda reprimida de pacientes que aguardavam liberação dos Hospitais para cirurgias eletivas de outras especialidades. O HNSG é um Hospital geral de alta complexidade e maternidade, possuindo uma gestão de leitos organizada para atendimento das diversas demandas, com atenção e segurança.
Aproveitamos para reforçar que, mesmo com a vacinação, é importante que a população mantenha os cuidados de prevenção, até que haja o controle do vírus. A vacina diminui as chances de complicações e morte decorrentes da infecção mas quem já se vacinou ainda pode se contaminar e ainda transmitir o vírus para outras pessoas.”
