A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba suspendeu as aulas presenciais do ensino em formato híbrido (presencial + videoaulas da TV Escola Curitiba), que iniciaram na última segunda-feira (22). A decisão foi tomada em “obediência ao decreto do Governo do Estado, que restringe atividades devido ao avanço da covid-19”.
De acordo com a administração municipal, a partir da próxima segunda-feira (1º), as aulas serão ofertadas unicamente na opção remota, pela TV aberta ou no YouTube, no canal TV Escola Curitiba.
Maria Sílvia Bacila, secretária de Educação de Curitiba, o retorno do formato híbrido só será feito quando houver anuência das autoridades de saúde.
“Tomamos todas as medidas para garantir um retorno seguro às salas de aula, mas a evolução da doença atingiu níveis elevados e agora nos cabe garantir o ensino de qualidade no formato remoto”, afirmou Maria Sílvia.
Divisão em grupos
As aulas presenciais começaram na segunda-feira (22). Os alunos do formato híbrido foram divididos em dois grupos (A e B) para frequentar separadamente as escolas. Cada grupo tem cerca de 40 mil crianças e estudantes, mas somente o grupo A chegou a ter aulas presenciais.
Na TV
A programação das videoaulas foi adaptada para contemplar a sequência pedagógica de quem estava no híbrido e no remoto, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.
“Na semana que vem, teremos videoaulas específicas para os grupos A e B. Isso evita uma quebra no fluxo dos conteúdos que o estudante está acompanhando, pois há uma continuidade pedagógica”, explicou a superintendente de Gestão Pedagógica, Andressa Pereira.
Quem está no Grupo A (presencial na primeira semana) assiste às videoaulas nos canais 4.2 e 9.2. E quem é do Grupo B (que iria para a aula presencial no dia 1º de março), acompanha as videoaulas novas no canal 16.4. O mesmo material também fica disponível no YouTube: canal TV Escola Curitiba.
Como em 2020, todo o conteúdo da rede estará disponível pela TV Escola Curitiba: propostas da educação infantil e videoaulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, literatura, direitos humanos e família, programa Linhas do Conhecimento, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para assistir no YouTube, acesse Canal TV Escola Curitiba. Já são 30 milhões de visualizações e 124 mil inscritos.
Na TV aberta, é possível acompanhar pelos canais 9.2 UHF (Paraná Turismo), 4.2 (Rede Massa) e 16.4 (TV Evangelizar).
Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material é produzido e disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná.
Grade semanal para 2021 na rede municipal
- Segunda-feira: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física
- Terça-feira: História, Arte, Direitos Humanos e Família ou Linhas do Conhecimento
- Quarta-feira: Ensino Religioso, Geografia, Práticas da Educação Integral
- Quinta-feira: Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física
- Sexta-feira: Matemática, Língua Portuguesa, Robótica
- Sábado: Matemática (Adequação Metodológica), Língua Portuguesa (Adequação Metodológica) e Literatura
