O Hospital Universitário (HU) de Londrina busca doadoras de leite humano. Atualmente, o estoque do Banco de Leite Humano (BLH) conta com 90 a 100 litros, quando a média deveria ser de 280 litros. O leite é direcionado para bebês prematuros e recém-nascidos.

“A doação de leite além de ser um gesto de solidariedade, de amor, é uma forma de alimentar e salvar vidas. O leite humano é o melhor sustento que podemos oferecer para os bebês prematuros, por ter um excelente valor nutricional, possui fatores de proteção que auxiliam no combate a infecções, estimula o desenvolvimento do sistema imunológico dos bebês”,

explica a enfermeira Katiucy Campana.

Devido a pandemia, todo o processo de cadastro para a doação tem sido feito por telefone ou WhatsApp. Não é preciso sair de casa para entregar o leite. Os kits para coleta são deixados nas residências cadastradas e as equipes voltam para retirar os frascos já cheios. Além de receber e distribuir o leite humano, o banco também ajuda mulheres que tiverem dificuldade com o processo de amamentação.

Para ser uma doadora, a mãe precisa estar saudável, amamentando o próprio filho e ter sobra de leite. Não é necessário parar de alimentar o filho para doar. Interessadas podem em contato pelo telefone (43) 3371-2390. O setor funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 17h e aos sábados das 7h às 11h30.