A Secretaria Municipal da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (17), que Curitiba volta para a bandeira amarela (alerta) a partir da terça-feira (18). Conforme a prefeitura, a mudança foi possível porque nove indicadores da pandemia – entre eles, a taxa de internações por pacientes com covid-19, números de casos e óbitos- apresentaram melhoria na capital.
No último sábado (15), o prefeito Rafael Greca já havia anunciado a possível transição da bandeira laranja (risco médio para a covid-19) para a amarela. As bandeiras fazem parte do Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba e norteiam a administração municipal sobre as medidas que devem ser tomadas para conter a propagação do novo coronavírus.
As mudanças constam no decreto municipal nº 1.080.
Confira o que muda:
Com a bandeira amarela atividades que funcionavam com restrições de dias e horários, como shoppings, comércio de rua, galerias e supermercados, poderão abrir aos fins de semana.
Atividades que estavam suspensas e podem retornar com protocolos específicos:
– Parques e praças
– Feiras livres e de artesanatos
– Os bares, que estavam suspensos, voltam seguindo as mesmas regras de restaurantes e lanchonetes, mas não poderão funcionar com música ao vivo.
Continuam suspensos:
– Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas, com ou sem música, de forma eventual ou periódica, tais como casas de festas e recepções.
– Estabelecimentos destinados a feiras técnicas ou de varejo, mostras comerciais, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico.
– Estabelecimentos de ensino.
– Atividades de entretenimento sonoro ou não, de forma eventual ou periódica
Veja a tabela divulgada pela Prefeitura:

