Em meio à correria do dia dia, uma prática japonesa milenar vem ganhando destaque como alternativa para reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono: o Shinrin-yoku, também conhecido como “Banho de Floresta”.

pessoa andando em meio às árvores para ilustrar o banho de floresta
Se você sente que a rotina está pesada e o sono não vem com facilidade, talvez esteja na hora de trocar o celular por uma trilha (Foto: Ilustração/Canva)

A técnica consiste em se reconectar com a natureza por meio de caminhadas tranquilas em florestas. Essa opção de relaxamento tem ajudado as pessoas a dormirem melhor.

Conforme o portal Japan Travel, não é necessário andar longas distâncias, correr ou escalar, mas apenas observar o que está ao seu redor já é o suficiente. Assim, vale ouvir o canto dos pássaros, o som do vento e o barulho da água deslizando pelos riachos.

De acordo com o médico Dr. Qing Li, especialista em medicina florestal e imunologia, as pessoas se encontram em um déficit de contato com a natureza, o que pode causar sentimentos negativos sobre a vida.

Prática do ‘Banho de Floresta’ já chegou ao Brasil

No Japão, a prática do Banho de Floresta tem contribuído para promover hábitos mais saudáveis entre pessoas de diferentes faixas etárias. Assim, a prática vem se espalhando rapidamente pelo mundo e já chegou ao Brasil. No entanto, ainda é um pouco desconhecida.

foto de uma área verde para ilustrar o banho de floresta
A ideia é desacelerar, respirar profundamente, observar as árvores, ouvir o canto dos pássaros e sentir a presença viva da natureza ao redor (Foto: Ilustração/Canva)

“A ideia é fazer com essa prática seja incorporada à cultura brasileira de forma fundamentada e que possa se constituir em um elemento de políticas públicas”, explicou Marco Aurélio Bilibio Carvalho, presidente da International Ecopsychology Society, diretor do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia e psicólogo clínico ao portal Regenera Brasília.

Benefícios do Shinrin-yoku

Entre os benefícios mais citados pelos praticantes e comprovados por estudos científicos, estão:

  • Redução da ansiedade e depressão leve;
  • Diminuição da insônia;
  • Melhora da concentração e foco;
  • Estímulo à criatividade;
  • Fortalecimento da imunidade;
  • Reforço do equilíbrio emocional.

Caminho natural para o bem-estar

Em um mundo cada vez mais conectado, a proposta do Shinrin-yoku é simples: desconectar-se da tecnologia para reconectar-se com a natureza e consigo mesmo.

foto de árvores para ilustrar o banho de floresta que ajuda a dormir melhor
Ao contrário de uma simples caminhada ao ar livre, o Shinrin-yoku propõe uma imersão sensorial completa na floresta (Foto: Ilustração/Canva)

Não se trata de uma moda passageira, mas de uma filosofia de vida que convida à contemplação, à calma e à valorização do que é essencial.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.