O pedido das autoridades das cidades do litoral paranaense aos turistas neste feriado de páscoa é um só, “Não venham ao litoral”. Desde a última quarta-feira (31), barreiras sanitárias foram montadas nas principais rodovias que dão acesso às cidades com praia e somente moradores estão tendo acesso liberado.
Longas filas chegaram a ser registradas durante a semana e a fiscalização continuará nos próximos dias. O objetivo das prefeituras é evitar o aumento de caso nas cidades e tentar controlar a crise no sistema de saúde.
“Pedimos a compreensão de todos para que não venham ao litoral do Paraná. O litoral estará aberto logo após passar tudo isso. Queremos vocês aqui, mas infelizmente estamos passando por um momento muito crítico”, .
pediu Lucas Claudino, fiscal voluntário da barreira
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a regional de Paranaguá continua sendo a terceira com mais incidência da covid-19 a cada 100 mil habitantes no estado. As cidades litorâneas ficam atrás apenas das regionais de Foz do Iguaçu e Toledo.
Em relação a mortalidade, por habitantes, a regional de Paranaguá fica atrás apenas de Foz do Iguaçu. Segundo informações desta quinta-feira (1º), já foram confirmados 25.969 casos nas sete cidades do litoral e 567 óbitos.
