
A meningite meningocócica é uma doença infecciosa bacteriana com letalidade de 20%, que afeta na maioria das vezes crianças, principalmente abaixo dos 2 anos de idade.
Morreu na manhã deste domingo, 17, um bebê de sete meses que estava internado com Meningite, em Maringá.
Demora no diagnóstico de Meningite pelas equipes médicas
De acordo com os pais da criança, há tempos a família buscava por atendimento. A primeira tentativa aconteceu no início de março quando a criança foi levada para o Posto de Saúde perto de casa. No local, liberaram a criança para voltar para casa sem um diagnóstico preciso.
O caso foi piorando e os pais levaram a criança para uma das UPAs da cidade, e, novamente, foram liberados, embora o bebê ainda apresentasse os sintomas da doença.
Na sequência a família encaminhou a criança para mais outro atendimento em outra UPA em Maringá e, também voltou com o bebê para casa. Até que o caso foi se agravando e os pais levaram o bebê para o Hospital Universitário de Maringá. Quando chegaram lá, a criança já estava em estado grave e foi encaminhada diretamente para uma UTI. De acordo com a equipe médica, a criança já estava com Meningite.
O caso foi piorando e na manhã deste domingo, 17, a criança faleceu.
Médicos dizem que não há motivos para pânico
Todas essas situações têm levado as famílias a procurarem os postos de saúde, as clínicas particulares em busca da vacina.
No entanto, os médicos dizem que não há motivos para pânico. Basta procurar os postos de saúde e manter a atenção aos sintomas da doença.
Médica tira dúvidas sobre a doença e procura de vacinas em Maringá
A meningite meningocócica é uma doença infecciosa bacteriana com letalidade de 20%, que afeta na maioria das vezes crianças, principalmente abaixo dos 2 anos de idade. É transmitida por meio das vias respiratórias, ou seja, gotículas e secreções do nariz e da garganta e causa inflamação aguda das membranas protetoras que revestem o cérebro e a medula espinal, denominadas coletivamente por meninges.
A doutura Jussara Cavalcanti explica os sintomas da doença que está causando pânico aos moradores de Maringá.
Adolescente morre de meningite meningocócica em Francisco Beltrão
Um adolescente morreu de meningite meningocócica no início de março, em Franscisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. João Pedro Ferrari, de 16 anos, estava internado há cinco dias.
A Secretaria de Saúde informou que ‘providências preventivas com relação aos colegas, professores e outras pessoas que tiveram contato direto com João Pedro’, para evitar outras contaminações.