O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, divulgou um vídeo nesta terça-feira (9) após o Ministério Público do Paraná (MPPR) pedir uma revisão sobre a flexibilização das atividades no Estado. Segundo Beto Preto, apesar do crescente número de casos a situação ainda é equilibrada, porém, o governo estadual está pronto para tomar novas medidas e estratégias.
Nesta segunda-feira (8), o MPPR enviou uma recomendação para que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) revise e suspenda os efeitos produzidos as Resoluções 632/20 e 734/20 e a Nota Orientativa 34/20, que permitiram a reabertura de shoppings, centros comerciais, galerias, academias, igrejas e clubes recreativos no Paraná durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o documento, as decisões da Sesa permitiram a reabertura de vários setores da economia que “a rigor, não poderiam ser considerados essenciais”, já que em paralelo, o Paraná ainda observa “o crescimento de casos diagnosticados e de óbitos por Covid-19”. O documento do MPPR é assinado pelos promotores de Justiça responsáveis pela área de Proteção à Saúde Pública em quatro macrorregiões do Paraná (Leste, Norte, Oeste e Noroeste).
Beto Preto esclarece que curva ascendente preocupa todos
Em um vídeo publicado pelo secretário de saúde, Beto Preto contou que irá seguir as orientações do MPPR, “quero dizer que no prazo colocado pelo Ministério Público nós vamos responder sim, claro, com muito respeito, e dizer também que a preocupação do Ministério Público também é a nossa, aqui da Secretaria do Estado e de todo o Governo do Estado”.
Beto Preto também comentou que os casos aumentaram nos últimos dias, porém, a situação das UTIs ainda é equilibrada em maior parte do estado.
“Nós estamos em uma curva ascendente de casos, é necessário continuar trabalhando no sentido de diminuir o número de casos e o número de óbitos no Paraná. Estávamos numa situação mais equilibrada, ainda é uma situação equilibrada em relação ao restante do Brasil, mas não podemos descuidar, e temos hoje mais de 50% dos leitos de UTI à disposição”, declarou Beto Preto.
O secretário ainda disse que caso os números continuem na curva ascendente novas estratégias serão adotadas em todo o Paraná.
“Entre dia 10, dia 15 de junho, mais tardar na próxima semana, nós devemos ter uma estratégia diferente perante o crescimento no número de casos de pacientes com covid-19 no Paraná. É importante registrar também, tivemos um grande aumento no número de testagens e por isso, um pouco desses casos têm sido diagnosticados, têm sido confirmados, também se dão pelo aumento no número de testes”, declarou.
Confira o depoimento completo: