Quase metade dos brasileiros acha que o presidente Jair Bolsonaro “não tem nenhuma responsabilidade” pelos mais de 100 mil mortos por Covid-19 no Brasil, de acordo com uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (15).
A pesquisa foi publicada no jornal Folha de São Paulo e diz que 47% dos brasileiros não atribuem a ele qualquer culpa pela contagem de corpos, enquanto 11% o culpam.
O Brasil tem o pior surto de Covid-19 do mundo, com exceção dos Estados Unidos. E o trabalho de Bolsonaro foi amplamente condenada por especialistas em saúde.
O presidente pressionou pelo uso da cloroquina, um medicamento antimalárico sem nenhum efeito para combater a doença, substituiu ministros da saúde que se opunham à sua agenda, encorajou os brasileiros a se oporem às medidas de bloqueio e mostrou indiferença ao crescente número de mortos.
Os resultados da mesma pesquisa mostraram que Bolsonaro atualmente desfruta da maior popularidade de seu governo, que começou em 2019. Atualmente, 37% dos brasileiros classificaram seu mandato como ótimo ou bom, em comparação com 32% em junho.