O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) atualizou nesta terça-feira (9), os dados sobre o avanço do novo coronavírus no país. De acordo com as secretarias de Saúde regionais, 1.272 novas mortes e 32.091 casos foram registrados nas últimas 24 horas. Trata-se do segundo maior registro de diagnósticos na série histórica e o terceiro maior número de mortes.

Em números totais, o Brasil registra 739.503 diagnósticos positivos da doença e 38.406 mortes. Os dados foram divulgadoos pelo Conass às 18h; Cerca de 1 hora depois, o Ministério da Saúde publicou as mesmas informações em seu portal oficial.

Depois de quatro dias sem informações importantes como a curva de aumento da doença, números totais de casos e mortes, dados acumulados por semana epidemiológica, entre outros, o Ministério da Saúde reativou nesta terça-feira o painel de monitoramento diário da Covid-19. O “apagão de dados” como foi chamado o episódio, incluiu atrasos sucessivos, oferecimento de números errados e, por fim, a derrubada, seguido da descaracterização da plataforma online covid.saude.gov.br.

A postura do governo federal rendeu críticas de sociedades médicas, repercussão internacional negativa e, por fim, uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de que a pasta da Saúde retomasse a divulgação dos dados acumulados sobre o coronavírus. Ele exigiu, na noite da última segunda-feira (8), que a Advocacia Geral da União (AGU) preste as informações “que entender necessárias” no prazo de 48 horas.