O café da manhã é considerado por muitos especialistas a refeição mais importante do dia. No entanto, na correria da rotina, é comum optar por alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares e gorduras — o que pode afetar diretamente a disposição, o foco e até o peso. A boa notícia é que, com pequenas mudanças, é possível transformar o café da manhã em uma refeição nutritiva, equilibrada, saudável e saborosa. Ao incluir mais fibras, proteínas e frutas frescas, você garante energia de qualidade e cuida da saúde sem abrir mão do prazer à mesa.

mulher comendo um café da manhã saudável
O café da manhã pode ser saudável e gostoso ao mesmo tempo (Foto: Ilustração/Canva)

Fazer pequenas substituições e montar um prato equilibrado são medidas práticas que contribuem para o bem-estar diário. A seguir, veja como deixar o café da manhã mais saudável.

Inclua fibras e proteínas no seu café da manhã

A presença de fibras e proteínas no café da manhã auxilia na saciedade, regula o intestino e evita picos de glicemia. Alimentos como ovos, aveia, sementes (chia, linhaça), iogurte natural e frutas são fontes recomendadas para compor uma refeição mais completa.

mulher comendo iogurte com frutas
Fibras são essenciais para um café da manhã saudável (Foto: Ilustração/Canva)

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados deve ser priorizado em todas as refeições.

Evite alimentos ultraprocessados logo cedo

Produtos como biscoitos recheados, bolos prontos, sucos artificiais e cereais matinais com alto teor de açúcar devem ser evitados. Esses alimentos, segundo estudo do NCBI, têm relação com o aumento da obesidade, doenças metabólicas e menor ingestão de nutrientes essenciais.

mulher comendo biscoitos e chocolate
Biscoitos e doces não são opções saudáveis de café da manhã (Foto: Ilustração/Canva)

Dê preferência a pães integrais com poucos ingredientes, queijos brancos com baixo teor de gordura, frutas frescas e bebidas naturais.

Carboidratos não são inimigos! Mas opte pelos complexos

Trocar pães e bolos refinados por versões integrais é uma maneira eficaz de melhorar a qualidade do café da manhã. Os carboidratos complexos fornecem energia de forma mais lenta, o que evita fome precoce e melhora o desempenho físico e mental.

Homem comendo torrada com geléia
Trocar o pão por pão integral já deixa o café da manhã mais saudável (Foto: Ilustração/Canva)

Aveia, tapioca com sementes, batata-doce e pão integral são boas opções.

Inclua frutas no café da manhã para começar o dia mais saudável

As frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, além de possuírem fibras solúveis que favorecem a digestão. Elas podem ser consumidas in natura, em forma de salada, com aveia ou misturadas ao iogurte.

Mulher comendo frutas
Frutas são opções saudáveis de café da manhã (Foto: Ilustração/Canva)

Banana, maçã, mamão, morango e abacate são opções que combinam com preparações doces ou salgadas.

Beba líquidos saudáveis no café da manhã

Começar o dia com água ou chá morno auxilia na hidratação. Evite sucos industrializados e refrigerantes no café da manhã. Caso queira suco, prefira os naturais, sem adição de açúcar e preparados na hora, para preservar os nutrientes.

Mulher bebendo chá
Substituir o café com leite por um chá já deixa o café da manhã mais saudável (Foto: Ilustração/Canva)

Entre os chás, os de ervas como camomila, erva-doce e hortelã são boas opções para acompanhar a refeição, especialmente no inverno.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.