Embora as ações de prevenção da dengue sejam relativamente simples, como fazer uma “geral” nos imóveis para eliminar possíveis criadouros do mosquito, muita gente ignora os riscos e ainda deixa de tirar a água acumulada de recipientes que estão no quintal ou até dentro de casa.

Com o intuito de incentivar uma maior mobilização por parte das pessoas, teve início nesta semana a veiculação de uma campanha da Prefeitura de Toledo sobre os perigos do Aedes aegypti. Confira mais sobre ação!

Campanha sensibiliza por meio de vídeo

Para mostrar o perigo que estas pessoas estão correndo, o inseto causador da dengue (mas também da febre chikungunya, do zika vírus e com potencial de transmitir a febre amarela), um vídeo está circulando nas redes sociais e emissoras de TV da região.

A produção apresenta o inseto vestido como a capa do anjo da morte e carregando uma foice com marcas de sangue.

A figura assustadora traz em si a mensagem de que não se pode brincar mesmo com o Aedes aegypti. Elaborada pela Blanco Lima, a campanha tem um título que não deixa dúvidas: “A dengue mata!”. Confira o vídeo abaixo:

Os números da dengue

Mesmo tão pequeno, com apenas 7 milímetros de comprimento, o inseto causa danos gigantescos na vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o mosquito transmitiu dengue a 1.544.987 pessoas (782 morreram em virtude da doença) em 2019, número 488% maior do que o registrado no ano anterior.

De 28 de julho de 2018 até esta terça-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 7.411 casos de dengue no Paraná, número 51 vezes maior que no mesmo período do ano passado.

Toledo ainda tem a situação sob controle, com três casos confirmados e 13 sob investigação, mas a administração municipal quer evitar que a situação se agrave, como nos 34 municípios paranaenses que estão em estado de epidemia, alguns localizado na região Oeste.

Campanha "A dengue mata!"
Campanha “A dengue mata!” (Foto: Divulgação)

O combate tem que ser constante

Para isso, além de lançar esta campanha de conscientização, a Prefeitura de Toledo tem intensificado o trabalho de visita a imóveis a fim de encontrar e eliminar focos de Aedes aegypti.

Para este trabalho ter resultado positivo, é preciso que a população faça a sua parte e retire toda a água acumulada de locais como:

  • Pneus
  • Garrafas
  • Vasos de plantas
  • Calhas
  • Pratos de alimentação de animais
  • Caixas d´água
  • Cisternas
  • Entre outros recipientes

Esses são cuidados que todos, independente da cidade de moradia, devem tomar para evitar que este mosquito se reproduza. Se ele pode causar mortes, porque o deixarmos nascer?