No sábado, muitas pessoas passaram pelos postos de saúde. (Foto: Prefeitura de Curitiba)

Conforme o levantamento parcial, realizado até o meio dia deste sábado, 64,5% do total do público de idosos já havia recebido vacinação, 43,3% do público infantil e 39,5% das gestantes (39,5%)

A campanha de vacinação contra a gripe em Curitiba atingiu no sábado (30) – quando 34 unidades de saúde abriram para marcar o Dia D da Campanha Nacional – 60,1% do público-alvo formado por  crianças com idades de seis meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes e mães que tiveram filhos há menos de 45 dias. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, desde a última segunda-feira (25) – data em que foi iniciada a campanha na capital – foram aplicadas nesse grupo 194.771 doses, de um total de 324.132 pessoas.

Esse é o grupo considerado para efeito de cálculo da meta, uma vez que é difícil mensurar os outros dois grupos de risco incluidos na vacinação na rede pública: profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas. Levando em conta esse dois grupos, o total de pessoas vacinadas até agora em Curitiba é de 207.480, de um total 377.204 pessoas – o que equivale a 55%. 

A população apta a receber as vacinas da campanha são os idosos (mais de 60 anos), as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, grávidas, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde das redes pública e privada e portadores de doenças crônicas. Os grupos contemplados na campanha são definidos pelo Ministério da Saúde, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
 
Conforme o levantamento parcial, realizado até o meio dia de sábado, 64,5% do total do público de idosos já havia recebido vacinação, 43,3% do público infantil e 39,5% das gestantes (39,5%).