O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres do mundo todo. Causado por inúmeros fatores, como tabagismo e predisposição genética, o problema pode levar à morte. Para evitar o aparecimento da doença, além de manter hábitos saudáveis, é necessário ficar atento aos sinais do corpo. Isso porque a descoberta do câncer de mama em estágios iniciais aumenta as chances de cura e diminui a incidência de sequelas, como a perda dos seios.

Mulheres do Brasil e do mundo devem ficar atentas ao aparecimentos de nódulo nas mamas, axilas e colo. Mas não é só isso: existem diversos sinais que o corpo emite como sinal de alerta e que devem ser acompanhados por um médico especialista no assunto.

Os principais sintomas do câncer de mama

Para detectar sintomas da doença, é preciso que a mulher esteja sempre atenta ao que é normal ao seu corpo. Os nódulos costumam aparecer e são, geralmente, indolores, mas duros e irregulares. Além disso, a pele pode apresentar edemas semelhantes à aparência de uma casca de laranja

Dores também podem ser diagnosticadas por mulheres acometidas pelo câncer, assim como inversão do mamilo e secreção, principalmente quando ela se apresentar somente em uma das mamas e de forma espontânea, ou seja, sem precisar apertar ou estimular o mamilo

É necessário, ainda, realizar o autoexame com frequência. Para isso, durante o banho e com a pele ensaboada, a mulher deve tocar a mama toda com toques suaves. É importante colocar um dos braços para cima e não se esquecer de checar a área das axilas. A qualquer sinal de atipicidade, é importante marcar uma consulta médica.

Prevenção ainda é a melhor saída

Embora a prevenção total do câncer de mama ainda não seja possível, uma vez que são múltiplos os fatores que desencadeiam a doença, muitas atitudes podem ser tomadas para diminuir as chances de que ela apareça.

É preciso cortar o cigarro, ter uma alimentação saudável e equilibrada e praticar atividades físicas regulares. Também é indicado controlar o peso e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. 

O principal é manter os fatores modificáveis sempre em dia, assim os riscos de aparecimento do câncer de mama podem diminuir. Mulheres que têm casos da doença na família devem ter atenção redobrada e ficar sempre atentas. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) também indica realizar exames de mamografia anualmente, especialmente mulheres acima dos 35 anos de idade.