A Agência Nacional de Saúde (Anvisa) proibiu, nesta quarta-feira (21), duas marcas de canetas emagrecedoras de serem vendidas no Brasil. Os produtos são conhecidos como “canetas emagrecedoras do Paraguai”.

Portanto, as canetas emagrecedoras à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, e de retatrutida, de todas as marcas, não podem mais ser comercializadas no Brasil.
De acordo com a Anvisa, esses produtos são vendidos nas redes sociais “sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa” e que “não há garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade” desses produtos.
A decisão já foi incluída no Diário Oficial da União desta quarta.
Mulher foi internada após usar marcas proibidas de canetas emagrecedoras

A decisão da Anvisa em proibir duas marcas de canetas emagrecedoras veio após o caso de uma mulher, de 42 anos, internada desde dezembro do ano passado, em Belo Horizonte (MG), após usar o medicamento vendido de forma ilegal.
O quadro inicial da vítima era de problemas abdominais, mas a condição evoluiu para danos neurológicos, com a suspeita de ter desenvolvido a Síndrome de Guillain-Barré. A condição compromete a musculatura, os movimentos do corpo, a fala e o funcionamento de órgãos.
*com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.