Curitiba - O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou nesta segunda-feira (6) que a expectativa é de que o número de casos de intoxicação por metanol no estado aumente nos próximos dias.

Secretário de Saúde do Paraná alerta que casos de intoxicação por metanol devem crescer nos próximos dias
Secretário realiza abertura do curso para Agente de Combate às Endemias em Maringá Foto: Américo Antonio/SESA

“Essa contaminação por metanol é muito grave. Agora, isso também não quer dizer que nós vamos fazer caças bruxas, proibir alguma coisa. Nada disso. Só peço a todos que façam com muita moderação a observação do consumo de bebida alcoólica onde quer que vá consumir. Temos casos em Cruzeiro do Oeste, Maringá, Foz do Iguaçu, Curitiba. E eu acho que nos próximos dias esses números vão aumentar”, disse o secretário.

Até o momento, o Paraná tem dois casos confirmados e outros quatro sob investigação. Os casos confirmados são em Curitiba, envolvendo dois homens, de 60 e 71 anos, que seguem internados em hospitais da capital.

Entre os casos em investigação estão: um homem de 36 anos, de Curitiba; uma mulher de 31 anos, de Foz do Iguaçu, que já recebeu alta; um homem de 19 anos, de Cruzeiro do Oeste; e um homem de 37 anos, de Maringá.

O governador Ratinho Junior (PSD) afirmou que o governo estadual está preparado para lidar com a situação. As autoridades reforçam que qualquer pessoa que tenha ingerido bebidas alcoólicas e apresente sintomas de intoxicação por metanol deve buscar atendimento médico imediato.

“Saber realmente a procedência, onde está comprando qualquer tipo de bebida, né? Que seja alcoólica, que venha comprar ou porventura for consumir. Obviamente, passa por uma investigação da própria Polícia Federal, a Polícia Civil está investigando, o Procon está fazendo um trabalho com a nossa Polícia Civil, como no Brasil todo vem fazendo, e buscar saber essa distribuidora de onde vem a procedência, mas é ainda um número de pessoas que poucos casos, mas é sempre obviamente uma fica a nossa indicação de alerta, né, para que as pessoas tomem realmente cuidado aonde for comprar esse tipo de bebida”, disse o governador.

No Brasil, já foram registrados mais de 220 casos suspeitos e 16 confirmados. Para reforçar o atendimento, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico — antídoto utilizado no tratamento — aos estados que solicitaram reforço de estoque. Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas a cinco estados, sendo que o Paraná recebeu 100 doses.

O Sistema Único de Saúde (SUS) também criou a “Sala de Situação Nacional – Intoxicação por Metanol após Consumo de Bebida Alcoólica”, para monitorar continuamente e coordenar a resposta ao aumento de casos no país.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.