A Secretaria de Saúde de Nova Fátima, no norte do Paraná, precisou interromper a vacinação contra a covid-19 depois que a geladeira que armazenava os imunizantes apresentou problemas

De acordo com José Augusto Fabri, secretário de saúde do município, foi no início do expediente da última segunda-feira (15) que o defeito no eletrodoméstico foi constatado.

“Quando nós chegamos na UBS para trabalhar, a nossa enfermeira da epidemiologia, como também a técnica, ao entrarem na sala de vacina perceberam um problema na geladeira onde nós armazenamos a vacina. A temperatura estava diferente do normal”, disse Fabri. 

Na sequência, as vacinas foram remanejadas para outro refrigerador. Dentro da geladeira estavam 73 doses da vacina contra a covid-19 que seriam destinados para profissionais da saúde que precisam receber a segunda dose e também para idosos. 

A situação foi informada ao Ministério da Saúde e a cidade espera um posicionamento para saber se os imunizantes perderam sua eficácia ou ainda poderão ser aplicados na população. 

“Ainda é muito cedo para a gente alegar que as doses de vacina foram perdidas. Elas estão aguardando avaliação do Ministério da Saúde para definir o que vai ser feito”, completou o secretário.