A cidade de Apucarana, no norte do Paraná, está entre os municípios do Estado com maior cobertura vacinal contra poliomielite, atingindo quase 100% da meta. Até agora, segundo o os dados da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 98,9% das 6.944 crianças, com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos, foram imunizadas contra a doença erradicada no Brasil, mas que preocupa por conta da queda acentuada na vacinação. 

Com foco no objetivo de proteger pelo menos 95% das crianças do público-alvo, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde, a prefeitura programou estratégias de vacinação durante outubro, o mês das crianças.

Durante os cinco finais de semana de outubro, equipes da saúde aplicaram doses da pólio em supermercados, no Shopping Centronorte, ginásio Lagoão, Praça Rui Barbosa e Espaço das Feiras.

Também em outubro, equipes volantes de vacinação percorreram, de segunda a sexta-feira, os 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), num trabalho de abordagem aos pais, no momento de entrada e saída dos alunos. A Autarquia Municipal de Saúde ainda realizou a imunização da pólio em escolas da rede particular, em data e hora agendadas pela direção dos estabelecimentos.

“Toda essa mobilização deu resultado e é com grande alegria que alcançamos, até o final do mês de outubro, conforme atesta a Sesa, 98,9% de nossas crianças protegidas contra a paralisia infantil. Fizemos o dever de casa com louvor e quem ganha com isso são as nossas crianças que têm garantida essa importante proteção contra a paralisia infantil”, afirma o prefeito Junior da Femac.