Nesta segunda-feira (17), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Polegar, no Bairro Botafogo, localizado em Marechal Cândido Rondon, oeste do Paraná, foi fechado.
De acordo com o município, a medida foi anunciada após cinco professores testarem positivo e outros cinco apresentarem sintomas da doença. O CMEI não estava atendendo alunos, pois apenas as escolas retomaram as aulas presenciais.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o CMEI ficará fechado por 10 dias, com retorno das atividades no local em 26 de maio.
Em menos de sete dias
Não foi a primeira unidade de educação fechada pela prefeitura. Em menos de uma semana, outra escola foi fechada por causa de um surto de Covid-19 entre os servidores.
O primeiro caso aconteceu na quarta-feira (12), no qual oito professores foram infectados. Os dois alunos que fizeram os testes, testaram negativo.
Em reunião, a prefeitura de Marechal Rondon ordenou o fechamento de 10 dias da Escola Municipal Waldomiro Liesem, do bairro Marechal. A decisão levou em consideração a nota orientativa 03/2021, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), já que após análise dos casos, concluiu-se que houve ocorrência de confirmações de Covid-19 com vínculo epidemiológico da escola, ou seja, transmissão intraescolar.
Aulas presenciais
Por meio do modelo de ensino híbrido, desde 5 de abril, 17 escolas municipais retomaram as atividades presenciais no município. Com mais de 4,1 mil alunos do 4º ao 5º ano no ensino infantil, cerca de 3 mil voltaram às aulas presenciais.
Casos em geral
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até domingo (16), Marechal Cândido Rondon registrou 4.579 casos confirmados do novo coronavírus e 86 mortes pela Covid-19. A cidade conta com 165 casos ativos da doença.
