A libido ou desejo sexual feminino é um aspecto natural e importante da saúde íntima da mulher. No entanto, é comum que o desejo mude ao longo da vida e até sofra quedas em certos momentos.

Fatores físicos, emocionais, hormonais e até sociais podem afetar essa parte da sexualidade, tornando o tema ainda mais complexo. Veja possíveis causas e como resolver:
O que interfere na libido
A libido feminina pode ser afetada por fatores hormonais. Alterações nos níveis de estrogênio, progesterona e testosterona, comuns em fases como menstruação, gravidez e menopausa, influenciam diretamente.
Fatores psicológicos e uso de medicações para estresse, ansiedade, depressão e autoestima baixa podem diminuir o desejo sexual também.
Já os problemas na relação com o parceiro(a) podem influenciar e deve ser um dos fatores para estar atento.
Em relação à saúde física, má alimentação, falta de sono, sedentarismo, uso de álcool ou drogas podem afetar a libido.
Como despertar o desejo
Práticas simples como atividade física, sono de qualidade e alimentação equilibrada podem ajudar a aumentar a libido. Assim como reduzir o estresse e aumentar momentos de lazer também fazem a diferença. No relacionamento, investir em intimidade fora do sexo e explorar novas formas de prazer são estratégias recomendadas por especialistas.
Quando procurar ajuda
Se a falta de desejo estiver causando sofrimento, é importante buscar orientação médica ou psicológica. Em alguns casos, o uso de fitoterápicos ou troca de medicamentos pode ser considerada.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.