Com centenas de vírus capazes de causar doenças, diferenciar cada um pode ser um desafio. No entanto, apesar de sintomas semelhantes em alguns casos, cada doença possui características únicas. A dengue e as viroses compartilham alguns sintomas em comum, mas apresentam diferenças importantes; entenda.

Com a epidemia de dengue no ano passado em algumas regiões do Paraná, a população vem sendo alertada sobre a prevenção e cuidados necessários com a doença, para que os números não se repitam em 2025.
Porém, algumas pessoas acabam não sabendo diferenciar sintomas da dengue e das demais doenças, visto que o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti gera sintomas parecidos com a virose, por exemplo. Mesmo com essas semelhanças, o tratamento de ambos é divergente, sendo necessário um diagnóstico preciso.
Sintomas dengue X virose
Dengue
Com duração padrão de 7 dias, a dengue pode ser assintomática em alguns casos, mas normalmente ela surge com uma febre abrupta e com dores musculares nos primeiros dias. A partir do terceiro dia, já no segundo estágio, ela pode causar dores abdominais e vômitos no paciente. O alerta é para o terceiro estágio, quando os casos são mais graves, gerando hemorragias e inconsciência.
- Febre de 39°C a 40°C;
- Dores musculares intensas;
- Dor ao movimentar os olhos;
- Mal estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Virose
Causada por vírus que tendem a provocar gastroenterites ou infecções respiratórias, a virose tem duração de poucos dias, de 2 a 4 dias normalmente. De acordo com a variante, em algumas horas o paciente pode estar com mal-estar geral, diarreia, enjoo, dores musculares, espirros e secreção nasal.
- Diarreia;
- Náuseas e vômitos constantes;
- Febre baixa, em alguns casos;
- Dor muscular, dor de cabeça ou atrás dos olhos;
- Cólicas abdominais;
- Espirros ou secreção nasal;
- Tosse;
- Mal-estar geral.
Principais diferenças da dengue
- Dengue gera febre abrupta e alta (acima de 38,5°C);
- Dores musculares intensas, especialmente nas articulações;
- Manchas vermelhas em alguns casos;
- Sangramentos gengivais e nas narinas (casos mais graves);
- Divergindo da virose, a dengue não causa sintomas respiratórios como a tosse.
Sintomas em comum
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Cansaço;
- Dores no corpo;
- Náusea e vômito.
Mesmo que existam sintomas semelhantes, o tratamento indicado pelos especialistas não é o mesmo, sendo necessários exames e acompanhamento médico. Além disso, o uso inadequado de medicamentos pode agravar os sintomas, principalmente caso o diagnóstico seja de dengue.
*Com supervisão de Daniela Borsuk
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.