A queda de cabelo é um fenômeno que afeta homens e mulheres de diversas idades e pode ocorrer em níveis alarmantes devido a diferentes causas. Para reduzir esse risco, uma alimentação rica em vitaminas pode auxiliar o metabolismo na prevenção; confira lista.

Segundo o ‘Hair Transplant Institute’ (ITC), para quem deseja evitar a queda de cabelo, existe um plano alimentar rico em vitaminas que pode ajudar na prevenção. O Ministério da Saúde considera normal perder entre 100 e 200 fios por dia. No entanto, valores acima dessa média podem ser um sinal de alerta.
Vitaminas para prevenir a queda de cabelo
- Biotina, também conhecida como vitamina B8 ou H – Influenciam na produção de queratina, vitamina que acrescenta brilho aos cabelos, auxilia no crescimento celular, diminui a quebra e previne a queda dos fios; Pode ser encontrado em feijões verdes, laticínios, brócolis, fígado de frango, grãos integrais e peixes brancos.
- Vitamina D – Auxilia na absorção do cálcio e, a fixar o cabelo à pele; É encontrado em peixes oleosos, gemas de ovos, leite fortificado e queijo.
- Vitamina B6 – Necessária para prevenir a perda de cabelo e a produção de melamina; É ingerido através de frango, batata, carne de porco, banana e fígado.
- Cobalamina ou vitamina B12 – Sem a B12, os cabelos tendem a ficar secos, além de uma queda elevada e surgimento de cabelos grisalhos; Você deve consumir peixe, aves, leite e ovos para obtê-lo.
- Ácido fólico ou vitamina B9 – Nutriente fundamental para a regeneração celular. É encontrado em vegetais verde-escuros, leguminosas e cereais fortificados.
Alimentos com essas vitaminas
- Biotina, também conhecida como vitamina B8 ou H – Feijões verdes, laticínios, brócolis, fígado de frango, grãos integrais e peixes brancos;
- Vitamina D – Peixes oleosos, gemas de ovos, leite fortificado e queijo;
- Vitamina B6 – Frango, batata, carne de porco, banana e fígado;
- Cobalamina ou vitamina B12 – Peixe, aves, leite e ovos para obtê-lo;
- Ácido fólico ou vitamina B9 – Vegetais verde-escuros, leguminosas e cereais fortificados.
O que causa a queda de cabelo?
Segundo o site da ‘Clínica Mayo’, a alopecia pode ser temporária ou contínua, prejudicando apenas o couro cabeludo ou todos os pelos do corpo. Além dessa variação, as motivações da queda também podem ser diferentes, de acordo com cada organismo.
- Herança genética;
- Alterações hormonais;
- Envelhecimento ou doenças.
Sintomas da alopecia
Definida como condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo, a variação mais comum da doença é a que se manifesta no couro cabeludo, a calvície; confira sintomas.
- Perda gradual de cabelo na parte superior da cabeça;
- Manchas calvas circulares ou irregulares;
- Perda rápida de fios;
- Queda de pelos no corpo;
- Áreas de descamação por todo o couro cabeludo.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui