Causada pelo vírus transmitido através do mosquito Aedes aegypti, a dengue é marcada por um período febril e de dores musculares. Podendo ser assintomática em alguns infectados ou causando complicações graves. Em meio a tantas sugestões, é importante saber como evitar uma piora do quadro e entender quais atitudes podem melhorar os sintomas; confira dicas.

Homem tomando água em casa.
Hidratação é uma das alternativas para se recuperar mais rápido (Foto: Reprodução/Freepik)

Com a dengue se tornando uma doença comum entre os brasileiros, é válido entender que existem opções para quem deseja caminhar para uma recuperação equilibrada e natural. De acordo com o painel do monitoramento Ministério da Saúde, o país já passou de 280 mil casos até o momento.

Dividida em três estágios, a extensão de cada uma delas varia de 2 a 3 dias, caso a doença demonstre agravantes ou tenha uma duração além do informado, é hora de ficar alerto e ir ao consultório médico. Caso os sintomas sejam iniciais, é possível manter um tratamento que contribui para uma recuperação mais ágil.

Dicas para se recuperar mais rápido da dengue

Apesar de não haver um tratamento especifico para a dengue, os especialistas recomendam aliviar os sintomas nos primeiros dias, segundo o Ministério da Saúde.

  • Hidratação – Combater a desidratação que a doença causa, é um dos principais métodos para amenizar agravamentos. Todo líquido como soros, água, chás e sucos, podem ser alternativas para auxiliar o funcionamento do organismo do paciente. (Isotônicos podem ser consumidos, mas devem ser combinados com água e sucos naturais).
  • Boa alimentação: Com o organismo enfraquecido, refeições mais leves são ideias para nutrirem o corpo. Refeições cheias de gordura ou com ultra processados podem prejudicar na digestão e recuperação. São indicados alimentos ricos em proteína e em ferro, carnes Magras, frango, ovos, laticínios e leguminosas.
  • Repouso – Deixar as atividades pesadas de lado podem ser uma boa alternativa, para não prejudicar o organismo que já está enfraquecido. Descansar é indicado para quem deseja se recuperar brevemente.
  • Evitar automedicação: Salicilatos (como AAS) e anti-inflamatórios não hormonais devem ser evitados, pois aumentam o risco de sangramentos e acidose. É preciso consultar um médico para indicação de remédios, o uso inadequado pode gerar efeitos contrários ao que o paciente espera.

Sintomas da dengue

  • Febre de 39° a 40°C;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

*Com supervisão de Erick Mota

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.