Nos últimos 25 dias, 10 pessoas foram diagnosticadas com intoxicação após ingerirem bebida alcoólica adulterada com metanol em São Paulo. Além dos casos, ao menos três cidadãos morreram em decorrência da contaminação. Para alertar a população, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, detalhou os principais sinais e sintomas de intoxicação por metanol.

Conhaque.
Bares em São Paulo são fechados após intoxicação com metanol (Foto: ilustração/ Freepik)

Segundo Padilha, na grande maioria dos casos, o primeiro sintoma a aparecer é uma forte dor, seguido de alterações na visão. Os sinais podem demorar até 24 horas para aparecer. O tempo de reação depende do nível de hidratação e do consumo de alimentos por parte da pessoa afetada pela condição. 

“Uma dor muito diferente, porque é uma dor em cólica. As pessoas, às vezes, quando fazem ingestão de bebida alcoólica sentem uma queimação, falam que estão com azia, aquela coisa da ressaca. Não é queimação, não é azia. Pode até ter isso também. Mas a dor em cólica é algo que chama muito a atenção nesses casos”, afirma o ministro.

O ministro também afirma que caso o paciente esteja bem hidratado, o metanol pode ser eliminado pela urina.

Intoxicação pode causar risco de perda visual

Alexandre também alerta sobre qualquer percepção de alteração visual. Segundo o ministro, após ser ingerido, o metanol passa pelo estômago e intestino até chegar ao fígado, onde é metabolizado. Nesse processo, são produzidas substâncias como ácido fórmico e formaldeído, altamente tóxicas para o sistema nervoso central.

“Por isso, as pessoas começam a perceber, às vezes, algum tipo de alteração visual. Começam a ver luzes, flashes e há até o risco de perda visual. Isso acontece de imediato? Não, não acontece de imediato”, completa Padilha.

Ministro alerta sobre consumo de bebidas alcoólicas de origem desconhecida

Alexandre também destaca sobre casos onde houve o consumo de bebidas alcoólicas de origem desconhecida. 

“Na medida em que começarem esses sinais e sintomas, procure os serviços de saúde. Não vá fazer qualquer medida por conta própria, não vá achar que tem algo milagroso para uma desintoxicação, qualquer tipo de lavagem”, destaca Alexandre.

Alexandre Padilha.
Sintomas da intoxicação com metanol podem afetar a visão (Foto: reprodução/ José Cruz/Agência Brasil)

Padilha ressalta que os serviços especializados em intoxicação do Brasil contam com o antídoto específico para a substância, sendo essencial buscar rapidamente o atendimento médico. 

Lista dos principais sintomas da intoxicação com metanol

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte; veja lista dos sintomas.

  • Visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira);
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Dores abdominais;
  • Sudorese.

*Com informações da Agência Brasil e supervisão de Guilherme Becker

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.