Fazer compras em supermercados e farmácias exigem um cuidado especial para evitar a contaminação do novo coronavírus. Confira a seguir algumas dicas:

Dê preferência para compras online

Sempre que possível opte pelas compras online. Grande parte dos supermercados e farmácias disponibilizam a venda pelo site ou aplicativos de delivery com uma pequena taxa de entrega.

Se não puder evitar sair, tente fazer pelo menos as menores compras de maneira online, deixando apenas os itens grandes para resolver pessoalmente. 

Atente-se ao horário

Determine um horário com pouco movimento para ir às compras. Se possível vá assim que o estabelecimento abrir. Além do mais, é importante ser rápido e objetivo na hora de escolher os produtos. Faça uma lista de compras com tudo o que precisa antes de sair de casa e evite levar muito tempo escolhendo os itens. 

Mantenha os cuidados com você e sua casa

Na hora das compras você deve ter muito cuidado. Mantenha uma distância considerável de outras pessoas e evite tocar em tudo. É importante lembrar de que suas mãos não estão limpas, portanto evite ao máximo tocar seu rosto e cabelos. Chegando em casa, higienize as superfícies onde apoiará as sacolas e limpe todos os produtos antes de guardá-los.

Não faça estoque de suprimentos

Quando se fala da quarentena e sobre não sair de casa, muitas pessoas pensam em ir apenas uma vez ao supermercado e farmácia e fazer um estoque de suprimentos, evitando sair mais vezes. Segundo a APRAS (Associação Paranaense de Supermercados) não existem motivos para a falta de produtos nos supermercados, já que as indústrias estão trabalhando normalmente para suprir o abastecimento do consumidor. Além disso a associação afirma que estão sendo recomendadas medidas de prevenção como higienização dos carrinhos, disponibilidade de sabonetes antibacterianos e álcool gel nos banheiros dos estabelecimentos e a limpeza dos aparelhos de ar condicionado.