O mofo em roupas pode causar danos irreversíveis ao tecido e representar risco à saúde respiratória das pessoas. Veja como tirar mofo da roupa com segurança e eficiência, utilizando produtos caseiros ou industrializados recomendados por órgãos técnicos. Confira também formas de prevenção para evitar novos focos do fungo em tecidos.

Mofo na roupa é um problema comum no Brasil
É preciso ter cuidado para não usar produtos que danifiquem a roupa. (Foto: Pixabay)

Causas mais comuns do mofo na roupa

A formação de mofo em roupas ocorre principalmente por umidade excessiva, falta de ventilação e armazenamento inadequado. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) alertam que fungos como o Aspergillus e o Penicillium proliferam em ambientes úmidos e fechados, podendo contaminar tecidos com facilidade.

Além de comprometer a integridade do tecido, o mofo pode liberar esporos nocivos à saúde, especialmente para pessoas com asma, rinite alérgica ou baixa imunidade. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), a exposição contínua a esporos de mofo pode causar infecções respiratórias e dermatites.

Como tirar mofo da roupa com segurança e eficiência

bicarbonato de sódio, detergente e pasta de dente para limpar tênis branco
Bicarbonato de sódio e água sanitária são aliados contra o mofo na roupa. (Foto: Ilustração/ Freepik)

Confira alguns dos principais métodos testados e recomendados por especialistas pra retirar mofo de roupas:

Vinagre branco

Um dos métodos mais eficazes e acessíveis é a aplicação de vinagre branco. O ácido acético age como fungicida natural, eliminando os microrganismos presentes no tecido. Basta aplicar vinagre diretamente sobre a mancha, deixar agir por 30 minutos e lavar a peça normalmente.

Bicarbonato de sódio

Outra alternativa segura é o uso de bicarbonato de sódio, que possui propriedades antifúngicas e ajuda a neutralizar odores. Misture duas colheres de sopa em um litro de água, aplique sobre a área afetada e enxágue após 20 minutos.

Água sanitária (somente para roupas brancas)

Para roupas brancas, a água sanitária é eficaz na remoção de manchas de mofo. A solução deve ser diluída (uma parte de água sanitária para três partes de água) e a roupa deve ser deixada de molho por até 20 minutos. Após esse período, é fundamental enxaguar bem e secar ao sol.

Produtos industrializados

Existem também produtos fungicidas específicos para tecidos, disponíveis em supermercados e farmácias. Antes de usar, é essencial verificar se o produto é aprovado pela Anvisa e seguir corretamente as instruções do fabricante.

Evite esse erro comum na hora de limpar o mofo da roupa

Ferro de passar em roupa
Aquecer as roupas é um erro comum na tentativa de tirar o mofo. (Foto: Pixabay)

Quando se trata de retirar mofo da roupa, um erro comum acaba por prejudiar a limpeza. Confira abaixo o que você não deve fazer nessa higieniação:

Evitar o uso de água quente

Segundo o portal do Ministério da Saúde, o uso de água quente pode fixar ainda mais as manchas de mofo no tecido. O recomendado é utilizar água fria ou morna, especialmente em tecidos delicados.

Veja também

Como evitar o reaparecimento do mofo

Além da limpeza, é fundamental adotar práticas par evitar o reaparecimento de fungos, como o mofo, nas roupas. Confira abaixo alguns métodos de prevenção a essas contaminações:

  • Guardar roupas somente quando estiverem completamente secas;
  • Manter o guarda-roupa ventilado e limpo;
  • Utilizar desumidificadores ou sachês antimofo;
  • Evitar empilhar muitas roupas em espaços pequenos;
  • Expor roupas guardadas ao sol periodicamente;
  • Essas ações reduzem significativamente o risco de proliferação de fungos;
  • Riscos à saúde e quando procurar ajuda.

Contato prolongado com mofo pode gerar problemas de saúde

O contato prolongado com o mofo pode causar alguns problemas de saúde. Confira abaixo alguns desses sintomas:

  • Tosse persistente;
  • Irritações na pele;
  • Espirros frequentes;
  • Sinusite;
  • Alergia nos olhos;
  • Dores de cabeça;
  • Queda de cabelo;
  • Sensibilidade à luz.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento gratuito nas unidades básicas de saúde para diversos desses sintomas. Crianças, idosos e imunossuprimidos compõem os grupos de maior risco.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.