O coração para o transplante de uma menina de nove meses chegou em Londrina na manhã desta quinta-feira (20). Martina Casanova Garlet aguardava na fila de transplante há quatro meses por esse momento. O doador é de Santa Catarina e o transporte do órgão foi feito em uma aeronave da Força Aérea.

ATUALIZAÇÃO: Martina, que recebeu o transplante, não resistiu. Ela morreu horas após a cirurgia.

Foi o primeiro transplante de coração em uma criança de nove meses do Hospital Infantil de Londrina.  A cirurgia foi comandada por uma equipe de três médicos especialistas, Dr. Luiz Takeshi, Dr. Rafael Santoro e Dr. Luiz Fernando. O vídeo mostra o momento em que o coração chegou no hospital.

Vídeo: Reprodução/Lucimara Castagna 

Martina nasceu no dia 13 de novembro de 2019, filha única dos beltronenses Siegmar e Helen Garlet. Aos cinco meses de vida, após passar mal durante uma noite e realizar uma série de exames em Francisco Beltrão e Londrina, a criança foi diagnosticada com uma doença rara, cardiomiopatia restritiva, que restringe o coração de estender-se e encher-se de sangue adequadamente.

De acordo com a mãe Helen Garlet, a notícia de que foi encontrado um doador positivo chegou pelo Dr. Takeshi na noite de quarta-feira (19). “Era uma mistura de nervoso, de felicidade, de preocupação e medo do que vem pela frente. Martina será vitoriosa um dia de cada vez como ela já estava sendo. Vai ser uma vitória diária”, explica a mãe.

Londrina Coração para Martina
Imagem: Reprodução/Facebook

O bebê segue na UTI do Hospital Infantil de Londrina. A mãe confirmou que deu tudo certo com a cirurgia e que o momento agora é de adaptação e recuperação. Para ela é um sentimento de gratidão com a família que decidiu optar pela doação de órgãos.

“O meu sentimento é só de gratidão. Na fatalidade e dificuldade que eles tiveram infelizmente de perder um filho, eles falaram sim para a minha filha poder viver. Eu vou ser eternamente grata. Eles deram uma segunda chance para a Martina, para ela lutar e mostrar que é forte”, comenta emocionada sobre a doação do coração.

Receba as melhores notícias de Londrina e região pelo Whatsapp. Faça parte do grupo!