O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta quinta-feira (12) uma nova atualização da situação do coronavírus no Brasil. De acordo com os dados, o número de pacientes confirmados no país é 77, o último boletim divulgado na tarde de ontem (11) apresentava 52. Pela primeira vez o Paraná está na lista dos estados com casos confirmados. Segundo o órgão nacional, estão confirmados 6 casos. Além disso, o Ministério aponta que 54 casos suspeitos estão em análise em solo paranaense.

Brasil registra 24 novos casos

Em 24 horas o Brasil registrou 24 novos casos confirmados do COVID-19. Seis destes pacientes estão no Paraná – cinco em Curitiba e um em Cianorte. Pernambuco também registrou os primeiros casos de coronavírus confirmados, são dois. O estado de São Paulo segue aumentando as confirmações, já são 42.Confira a lista dos estados com casos confirmados:

  • São Paulo (42)
  • Rio de Janeiro (16)
  • Paraná (6)
  • Rio Grande do Sul (4)
  • Bahia (2)
  • Pernambuco (2)
  • Distrito Federal (2)
  • Minas Gerais (1)
  • Espírito Santo (1)
  • Alagoas (1)

O número de casos suspeitos do novo coronavírus no país é 1.427.

O que fazer se achar que estou infectado?

  1. ligar para o 192 ou outros números indicados pela Secretaria municipal da Saúde de Curitiba;
  2. caso os atendentes informem a necessidade de um atendimento médico, o paciente com suspeita do novo coronavírus deve se dirigir até uma Unidades de Saúde ou até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
  3. somente após o atendimento na Unidade de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é que os médicos decidirão pela necessidade de encaminhamento a um hospital ou não.

Durante a entrevista, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou que o Paraná é um dos estados mais preparados do Brasil para enfrentar a epidemia do Covid-19, mas para que a estrutura pública dê conta de todos os atendimentos é imprescindível que a população siga o plano feito pela administração e evite ir até os hospitais, sem antes ser encaminhado.

“Por isso, a necessidade de deixar quadros mais leves, mais brandos, nas Unidades Básicas de Saúde, os nossos Postos de Saúde ou nas Unidade de Pronto Atendimento, as UPAs. Deixando os hospitais, efetivamente como segunda linha de ação”, pontuou

TIRE DÚVIDAS

: Coronavírus: causa, transmissão, sintomas, tratamento e prevenção

corona prevencao
(FOTO: REPRODUÇÃO/ SESA)

Telefones úteis:

A Sesa ressalta que o 192 vale apenas para Curitiba, no entanto, os outros três atendem todo o Paraná.

sintomas-coronavirus-numneros-ligar

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.