A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investiga a partir desta quinta-feira (27) dois casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19) em Curitiba. Trata-se de um casal que viajou na primeira quinzena de fevereiro para a Itália, com histórico de passagem por Roma e Florença.

Na noite desta quarta-feira (26), o casal – um homem de 30 anos e uma mulher de 25 anos – procurou por atendimento médico em um serviço de saúde da rede privada. Ambos relataram ter febre, tosse, calafrios, problemas respiratórios, dor de garganta e coriza. No atendimento, informaram o histórico de viagem internacional.

No atendimento foi realizada avaliação clínica, com prescrição de medicamentos para tratamento dos sintomas, febre e dores. Também foi realizada a coleta de amostras para exames, que já foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

Após avaliação médica e identificação de estado de saúde estável, os pacientes foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar voluntário. A SMS está monitorando diariamente a evolução do quadro de saúde.

Também foi solicitado ao casal que informe a relação das pessoas com quem tiveram contato próximo desde o início dos sintomas. Elas também serão monitoradas pela Saúde. No fim de janeiro, a SMS investigou em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná outros dois casos que foram foram descartados por exames laboratoriais.

Outros casos suspeitos no Paraná

A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) confirmou, na tarde desta quinta-feira (27), a existência de dois casos suspeitos de infectados pelo novo coronavírus no Paraná.

Segundo o órgão, são eles:

  • Um caso em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, de uma mulher de 29 anos que esteve na Itália nos últimos dias e apresentou os sintomas de febre, dor de garganta e cefaleia. Ela está isolada em casa.
  • Um caso em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, uma mulher de 66 anos que também esteve na Itália e apresenta sintomas de infecção respiratória. Ela está internada em isolamento no Hospital do Rocio.
  • Outro caso suspeito foi revelado nesta tarde pelo Ministério da Saúde, porém, ainda não foram revelados detalhes.

Apesar da confirmação estadual, nenhum dos casos consta ainda no Boletim Epidemiológico diário do Ministério da Saúde.

Coronavírus pelo Brasil

De acordo com dados oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira (27), existem 132 casos suspeitos de coronavírus no Brasil e um confirmado.

O homem infectado pelo vírus é um morados de São Paulo, de 61 anos, que esteve na Itália.

São Paulo, com 55 casos suspeitos, e Rio Grande do Sul, com 24, lideram o ranking estadual.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.