Com tantos gráficos e números relacionados ao novo coronavírus, muitas dúvidas têm surgido na população. Diariamente ouvimos notícias que falam sobre “pico da epidemia”, “achar a curva” e outras expressões que antes não existiam no dia a dia do brasileiro comum. Afinal, o que tudo isso quer dizer?

Primeiro de tudo, é preciso entender como funcionam os gráficos que relacionam os números de casos da COVID-19 com o tempo desde que o primeiro caso surgiu em alguma região específica. Observe o gráfico abaixo.

grafico-pico-coronavirus

Neste gráfico, podemos ver claramente o pico da epidemia. Nessa situação, a transmissão do vírus está fora de controle, os sistemas de saúde estão caóticos e o objetivo das autoridades deve ser o de tomar medidas capazes de achatar a curva. Este achatamento mostra o momento em que o sistema de saúde volta a ter capacidade de atender os casos da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, as medidas para achatamento da curva da epidemia do novo coronavírus compreendem o isolamento social, a higienização correta das mãos e o uso de máscaras de proteção, mesmo para quem não está com os sintomas da COVID-19