A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) confirmou na tarde desta segunda-feira (2) a existência de sete casos suspeitos de coronavírus no Estado. De acordo com o órgão, são três homens e quatro mulheres que aguardam resultados de exames. Todos os pacientes estiveram na Europa na segunda quinzena de fevereiro.
Os dados divulgados pela Sesa apontam que os pacientes em análise são três de Curitiba, dois de Maringá, um de Cascavel e um de Londrina.
Coronavírus no Paraná: pacientes com suspeita
Segundo relatório oficial divulgado pela Sesa nesta segunda-feira (2), o Paraná conta com sete casos suspeitos de coronavírus. Nos últimos dias nove casos suspeitos no Estado foram descartados após exames.
O último caso suspeito revelado foi na cidade de Londrina. Uma mulher de 28 anos realizou a coleta das amostras nesta segunda.
Confira os casos suspeitos de coronavírus no Paraná:
- Curitiba: homem, 20 anos, retornou da França no dia 29 de fevereiro;
- Curitiba: mulher, 51 anos, retornou da França no dia 18 de fevereiro;
- Curitiba: homem, 41 anos, retornou da Itália no dia 16 de fevereiro;
- Maringá: mulher, 39 anos, retornou da Itália no dia 18 de fevereiro;
- Maringá: homem, 24 anos, esteve na Itália, França e Alemanha, retornou no dia 25 de fevereiro;
- Cascavel: mulher, 39 anos, esteve na Malásia, Tailândia e Itália, retornou no dia 25 de fevereiro;
- Londrina: mulher, 28 anos, retornou da Alemanha no dia 20 de fevereiro
Suspeita em Londrina
O primeiro caso suspeito de coronavírus em Londrina, no norte do Paraná, foi confirmado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da 17ª Regional de Saúde do Estado nesta segunda-feira (2).
De acordo com a autoridades, a paciente é uma mulher de 28 anos que chegou da Alemanha há 10 dias, e deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de gripe e febre no último final de semana.

Diante do risco epidemiológico, ela foi encaminhada ao Hospital Universitário para passar pelos procedimentos de protocolo do Ministério da Saúde. Entre eles, a coleta de amostras para exames que deverão apontar a contaminação ou não pelo novo Coronavírus. O material foi encaminhado ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) em até cinco dias. Até lá, ela permanece em isolamento domiciliar.
Dados atualizados do Brasil
O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (2) uma atualização sobre a situação do coronavírus no Brasil. De acordo com os dados, o país permanece com apenas dois casos confirmados, porém, o número de casos suspeitos subiu para 433. Até este domingo (1) eram 252 casos suspeitos.
Os dois casos confirmados são da cidade de São Paulo. Os dois homens que tiveram o resultado positivo para o novo vírus estiveram na Itália.
Pelo mundo já foram confirmadas 3.030 mortes por causa do coronavírus e mais de 90 mil pessoas estão infectadas.