Um dos lugares mais contraindicados para frequentar durante a pandemia de coronavírus é o elevador. A quantidade de pessoas que o frequentam, o ambiente fechado e o espaço reduzido são algumas das características dos elevadores e contribuem com a transmissão do coronavírus.
Confira a seguir algumas dicas válidas.
Espere as pessoas saírem do elevador
Sempre que for entrar no elevador, dê a preferência para aqueles que estão saindo. Dessa forma, além de colaborar para que as pessoas passem menos tempo presas nesse ambiente fechado, você evita e reduz o aglomerado dentro do elevador.
Cumprimente sem contato físico
Encontrar alguém conhecido no elevador é uma das situações mais comuns, principalmente em condomínios. Se isso acontecer não abrace, beije ou dê um aperto de mão. Além de estarem confinados em um local apertado e sem ventilação, manter um contato físico aumenta ainda mais as chances de transmissão.
Mantenha o máximo de distância
Manter distância e elevador são duas palavras que não combinam, correto? Mas ainda assim é necessário que ao entrar no elevador você evite ficar muito próximo dos outros. Se puder fique próximo à porta, ou escolha o canto mais distante das outras pessoas.
Evite tocar nos botões com as mãos
Usar um elevador significa apertar colocar o dedo no botão do andar que você deseja e esperar até chegar lá, certo? Errado. O ideal para evitar coronavírus transmissão é não tocar nos botões ou segurar a porta com as mãos. Sempre que possível utilize o braço ou mesmo o cotovelo. Se não puder evitar usar a mão, lembre-se de não levá-la a rosto até higienizar totalmente.