A transmissão comunitária nacional do novo coronavírus, foi anunciada pelo Ministério da Saúde, no Brasil. Mas afinal, você sabe o que isso quer dizer? Confira.
O que é transmissão comunitária?
No caso do Brasil, o novo coronavírus pode ter chegado, por exemplo, por meio de um brasileiro que esteve na Itália e foi contaminado. Esta foi uma contaminação importada, pois não ocorreu dentro do território nacionall. A partir do momento que este brasileiro infectado acabou contaminando outras pessoas no país, este foi um caso de contaminação local. Em ambas as situações foi possível saber qual era a fonte de transmissão do vírus, ou quem contaminou quem.
Quando não é mais possível identificar quem foi o transmissor e qual foi a forma de contaminação, estamos em transmissão comunitária.
A transmissão comunitária no Brasil
Ainda existem casos no país nos quais é possível identificar a fonte da transmissão, (viagens ou contato direto com um paciente contaminado poe exemplo). Por isso é válido reforçar a necessidade de tomar os devidos cuidados de proteção contra o coronavírus a possibilidade de que a transmissão comunitária evolua.