Brasil - Farmacêuticos utilizam frequentemente a cânfora em produtos cosméticos com o objetivo de combater a celulite, a flacidez e o ressecamento da pele. Isso se deve às suas propriedades rubefacientes, que aumentam a circulação sanguínea local.

Essa ação pode melhorar a nutrição dos tecidos e auxiliar na redução da gordura localizada. Mas o efeito vai além, promovendo uma sensação de resfriamento que contribui para a diminuição do inchaço.
Celulite tem remédio
Na cosmética natural, a cânfora é uma substância utilizada para diversos fins. Mas tem também propriedades analgésicas e funciona como anti-inflamatório e descongestionante. Ela está em produtos para aliviar dores musculares, articulares e reumáticas, além de auxiliar no tratamento de problemas respiratórios como tosse e congestão nasal.

A cânfora também é usada em produtos para perfumar ambientes e como repelente de insetos.
Assim, é interessante observar que os chamados “cosméticos naturais” não são apenas úteis para o embelezamento, mas para curar ou prevenir diversos males. São geralmente produzidos com recursos naturais, como própolis, mel, algas, ervas variadas e óleos vegetais. Não contém compostos agressivos como conservantes, aditivos sintéticos, parafina ou corticoides.
No entanto, a recomendação é usar apenas os cosméticos mais simples, com perfumes suaves e naturais, de procedência comprovada.

Em seu blog, a Dra. Carla Bortoloto, de São Paulo, dá dicas para prevenir a celulite. Todas têm a ver com hábitos saudáveis, como:
- Beber uma grande quantidade de água diariamente para melhorar a circulação sanguínea;
- Diminuir a ingestão de sódio, que pode causar retenção hídrica;
- Evitar alimentos gordurosos e muito doces, como os das redes de fast-food, que deixam o corpo inflamado e com mais tendência ao acúmulo de gordura;
- Parar de fumar, já que o tabagismo ataca todas as estruturas responsáveis pelo aspecto saudável da pele;
- Praticar alguma atividade física, que, além de melhorar a circulação sanguínea, ajuda a reduzir a gordura corporal e diminuir as medidas, o que pode atenuar o problema.