De janeiro a março de 2025, o Paraná registrou 12.945 casos e 62 óbitos por Covid-19, número três vezes superior às 19 mortes causadas pela dengue no mesmo período. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da vacinação contínua contra a Covid-19.

Com 62 óbitos por Covid-19 em 2025, Secretaria da Saúde reforça importância da vacina
Com 62 óbitos por Covid-19 em 2025, Secretaria da Saúde reforça importância da vacina (Foto: Ari Dias/AEN)

Embora haja uma redução significativa em comparação ao mesmo período de 2024, que contabilizou 55.147 casos e 153 óbitos, os números ainda são preocupantes. Ao longo de 2024, o estado registrou 104.959 casos e 277 óbitos pela doença. O secretário de Saúde, Beto Preto, enfatiza que a vacinação é essencial para prevenir o agravamento dos casos e ressalta que os imunizantes estão disponíveis em todo o estado.

A cobertura vacinal no Paraná apresenta índices variados

  • 88,11% da população completou o esquema primário com duas doses;
  • 57,77% receberam a terceira dose;
  • Apenas 20,57% tomaram a quarta dose.

A preocupação é maior entre crianças menores de cinco anos. No grupo de seis meses a dois anos, 41,8% receberam duas doses e 14,2% completaram três doses. Já entre três e cinco anos, 33,9% têm duas doses e 16,6% receberam três doses.

A Sesa orienta a população a manter o calendário vacinal atualizado, conforme as recomendações para cada faixa etária e grupo:

  • Crianças de seis meses a menores de cinco anos: duas ou três doses, dependendo do fabricante;
  • Idosos acima de 60 anos: duas doses anuais;
  • Gestantes: uma dose por gestação;
  • Trabalhadores da saúde e grupos especiais: uma dose anual;
  • Pessoas imunocomprometidas (a partir de seis meses): três doses no esquema primário e duas doses anuais;
  • População geral de cinco a 59 anos: uma dose anual.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.