
O menino de 8 anos está internado em estado grave na UTI do Hospital Universitário Regional de Maringá
Uma criança de 8 anos moradora de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná, foi diagnosticada com meningite bacteriana nesta sexta-feira (22).
Meningite em Cruzeiro do Oeste
Segundo informações, o menino começou a passar mal na escola, na quinta-feira (21), por volta do meio-dia, e precisou ser levado ao hospital da cidade. No entanto, devido a evolução rápida da doença, ainda no mesmo dia, ele foi levado, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para um hospital de maior porte em Umuarama. Como o quadro de saúde da criança continuou apresentando piora, na madrugada de sexta-feira (22), ele foi novamente transferido, desta vez para o Hospital Universitário Regional de Maringá.
Neste sábado (23), a instituição de saúde confirmou que o menino permanece internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Meningite no Paraná
No início do mês de março, a Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (SESA) solicitou, ao Ministério da Saúde, o aumento no número de doses da vacina contra meningite. Segundo o secretário da Saúde, Beto Preto, algumas cidades estavam sem as vacina contra a doença, por isso, foi realizado um remanejamento emergencial dos estoques entre as várias Regionais de Saúde para evitar o desabastecimento na medida do possível.
O que é a meningite?

A meningite é geralmente causada por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica e causa inflamação aguda das membranas protetoras que revestem o cérebro e a medula espinal, denominadas coletivamente por meninges. Mas também pode ser originada por outros microorganismos, como parasitas, ou até por complicações de outras doenças, entre elas o sarampo e a pneumonia. Daí a grande importância de todas as pessoas estarem com as vacinas em dia, para estarem imunizadas contra meningite de forma direta e indireta. As vacinas podem prevenir algumas formas de meningite.
A maior ocorrência da meningite está entre as causadas por vírus (60%), que costuma ser a forma benigna, com boa evolução para cura. Outros 30% são causados por bactérias – existem mais de 200 que podem provocar a doença. Elas ocorrem por complicações de outras doenças ou são transmitidas pelo contato entre pessoas. Os 10% restantes são causados por fungos ou protozoários.
Sintomas de meningite
Os principais sintomas da meningite são dor de cabeça, rigidez da nuca, febre, convulsão e vômito. Nas crianças abaixo de um ano, observa-se choro persistente e inchaço na moleira. Em alguns casos, o paciente pode também apresentar manchas vermelhas na pele (petequias).
Outros cuidados contra meningite
Além da vacinação, os principais cuidados contra a doença são higiene, ventilação dos ambientes e não-compartilhamento de objetos.
Leia mais:
Bebê internado com Meningite morreu neste domingo em Maringá
Adolescente morre de meningite meningocócica em Francisco Beltrão
Meningite meningocócica: tire as principais dúvidas sobre a vacina